47 Anos da COMSAUDE – Lutando Sempre com Amor e Esperança

A diretoria da COMSAÚDE -Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação- vêm por meio deste apresentar o relatório do aniversário dos 47 anos da instituição.

08/06/2016 – Visita das Escolas Municipais e Estaduais
Houve um esforço em conjunto dos organizadores do evento no sentido de articular as participações das escolas e comunidade nas atividades dos 47 anos da COMSAÚDE, contamos com visita de uma escola municipal e de visitantes da comunidade. Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho aos alunos das escolas que visitaram o prédio da Comsaúde, expondo os banners e realizando explanação das atividades de cada serviço da Entidade.

09/06/2016 – Seminário “O Marco regulatório das ONGs a atual conjuntura política do país”. Dialogaram: Joran Junior – Coordenador Regional do Centro de Formação em Economia Solidária/Amazônia II FAPTO/UFT -, que falou sobre o cuidado que toda pessoa deve ter consigo mesmo e com o outro, antes do encontro com o outro já tem suas motivações, suas ideias e escolhas em relação a valores, seu modo de viver e de conviver com as pessoas e com a terra; toda pessoa tem sua “mística”; Luciana Pereira de Souza – Equipe da COMSAÚDE-, que fez uma reflexão sobre a atual conjuntura em que passa o Brasil e a crise democrática e o papel da COMSAÚDE frente à crise e incentivo a integrar a mobilização em prol da democracia. A mesma apresentou um texto onde a ABONG -Associação Brasileira de Organizações não Governamentais- apresenta análise da conjuntura do momento político do Brasil e em seguida houve um grande debate sobre o tema.

10/06/16 Seminário Aberto – Zona de Expansão e Fronteira Agrícola – MATOPIBA (a sigla MATOPIBA resulta de um acrônimo  formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados). Paulo Rogério da ONG APATO -Alternativa para Pequena Agricultura no Tocantins- alertou os participantes para o fato de que, com o discurso do desenvolvimento econômico, se avança sobre o Cerrado e as comunidades, sem medir as consequências da acelerada e violenta destruição do bioma. Estudiosos já computam, por exemplo, algumas dezenas de pequenos rios e córregos que secaram no Cerrado. Paulo chamou a atenção para a disparidade entre o discurso e a prática política. Bonitas palavras e propostas camuflam o apoio que se dá a grupos privilegiados. Com o discurso de possibilitar a ascensão social de pequenos produtores locais, o que se busca mesmo é o incremento da produção e da exportação agropecuária do país, fonte de lucro para os empresários do agronegócio.
Paulo Rogério apresentou um vídeo feito pela CPT (Comissão Pastoral da Terra) onde é mostrada claramente como será negativo o impacto causado pelo projeto MATOPIBA, que é um grande projeto de expansão de grãos como a soja e o milho do Governo Federal, tem como prioridade o agronegócio nas áreas em que está localizado o Cerrado e atingirá de um modo muito negativo as comunidades tradicionais, terras indígenas, assentamentos e unidades de preservação ambiental. Foi feita uma abordagem da situação que vive o cerrado hoje e em seguida foi mostrado um vídeo sobre o MATOPIBA feito pela CPT e movimentos organizados de Araguaia tirado do primeiro seminário sobre o MATOPIBA. Logo após houve um longo debate chegando a conclusão que é necessário denunciar esta política nefasta que continua gerando vítimas e sacrificando ainda mais o tão devastado Cerrado.
No final do seminário houve o lançamento do livro “Soja, Tesoura ou Tesouro” do escritor Luc Vankrunkelsven, escritor belga que veio participar das festividades do aniversário da COMSAÚDE. No livro “Soja, Tesouro ou Tesoura”, somos levados para o Brasil por seu autor, Luc Vankrunkelsven. E ele utiliza essa viajem literária para ilustrar as consequências nefastas do nosso sistema agrícola e alimentar com base em fatos concretos. Há anos Luc viaja por este vasto país sul americano, não como um turista, mas como um observador atento que, a partir de uma visão holística, interpreta a realidade brasileira. Ele consegue como nenhum outro situar a historia e a vida dos brasileiros no contexto da crise global que estamos vivenciando. Seu coração vai principalmente para os agricultores e, junto com eles, observa as consequências da intensa industrialização do sistema agrícola.

À noite houve o Jantar Solidário Com Noite Cultural, com a presença de colaboradores, sócios, familiares e amigos. Houve apresentações culturais dos artistas locais ligado ao grupo Cabaça Cultural. Foi um momento de muita descontração e alegria para as pessoas presentes e parabéns para Comsaúde.

A Feira da Amizade, no setor Parque Eldorado de Porto Nacional, foi uma experiência de Economia Solidária. Foram comercializados artesanatos e comidas típicas, oriundas dos expositores locais, com apresentações culturais.

Quanto à participação: podemos dizer que atingimos com as atividades de aniversário da COMSAÚDE cerca de 550 pessoas das diversas faixas etárias.

Através das atividades de aniversario dos 47 anos, houve uma maior aproximação com outros grupos organizados, que contribuíram de forma significativa para o bom andamento do seminário e realização de atividades comuns entre as instituições.

Carleiz Pereira de Souza, Diretora – Secretaria