A Escola Família Agrícola de Porto Nacional é fruto dos trabalhos da COMSAÚDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação – uma organização não governamental criada no município em 1969, parceira da BRASA e da AIFO, que sempre atuou junto aos trabalhadores do campo, por meio de suas organizações – as Associações de Agricultores Familiares e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A EFA promove o acesso do jovem camponês à escola, utilizando a pedagogia da alternância e incentiva o processo produtivo sustentável como fonte de renda, aprimorando as atividades da agricultura familiar. Fundada em 1994 e está ligada a UNEFAB – União Nacional das Escolas Famílias Agrícola. Através da pedagogia da alternância (um período na escola e outro em casa) permite o incentivo à permanência do jovem no campo. A escola atende anualmente estudantes de 22 municípios, aproximadamente 161 famílias de 40 comunidades camponesas, 30 associações de pequenos produtores que estão a uma distancia escola-residência que varia de 10 a 260 Km.

Em 2005, firmou um convenio com o PRONERA – Programa Nacional de Educação em áreas de reforma agrária, com o objetivo de capacitar professores das comunidades camponesas em metodologia especifica para educação do campo, atendendo 35 estudantes (anualmente) do curso técnico em magistério com duração de três anos. Atualmente desenvolve um projeto que tem o patrocínio da Petrobras para a criação do Centro de Capacitação de Jovens da Agricultura Familiar, que reforça a proposta de educação do campo já consolidada pela EFA, e complementa e alicerça essa formação com oferta de cursos voltados à capacitação de jovens em extensão rural e gestão em agricultura familiar, com expectativa de geração de emprego e renda e visando em última instância fortalecer a agricultura familiar no Estado.

No mês de outubro de 2015 o Coordenador Geral da BRASA Stefano Simoni e a Responsável Técnica Deolinda Bitencourt visitaram a EFA, encontrando Ozéias Neres de Cerqueira, Diretor da EFA, e as coordenadoras Luciana e Rosa.