O ano de 2016 para a ADEFIS, foi um ano diferenciado, uma vez que os objetivos traçados para aquele exercício foram alcançados.

Inicialmente o destaque foi para a realização de cursos profissionalizantes, em especial o de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que, atendendo a uma demanda interna, facilitou a comunicação entre deficientes auditivos, tornando esse processo de comunicação como um procedimento comum. Em seguida a ADEFIS proporcionou à seus associados o curso de auxiliar administrativo, sendo ele realizado com expressiva aceitação e aprovação de seus membros.

Dessa forma, esses cursos serviram de parâmetro para a realização de projetos dessa natureza, buscando, através de novas parcerias, a capacitação para o mercado de trabalho de pessoas com deficiência física.

Vale destacar que as principais ações da associação no ao de 2016 foram as palestras escolares, a blitz educativa nas ruas e o passeio anual dos associados, o que, com certeza, proporciona a aproximação dos associados à sociedade em geral.