“Com os sentidos suspeitamos o mundo”
As crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê iniciaram a manhã de segunda, 11/09/17,  aos sons das palavras poéticas de Bartolomeu Campos de Queirós. Os cinco sentidos foram aguçados. Percebemos texturas, sabores, cheiros, imagens, sons no quintal da casa escola.
A vivência desta manhã faz parte da ação “Poesia da Vila, Vila da Poesia” que acontece o ano todo na escola da Vila Esperança mas que se intensifica durante as comemorações da Semana do Cerrado antecedendo a chegada da primavera que começa às 17h02 do dia 22 de setembro de 2017.

sentidos_vila
sentidos_vila
sentidos_vila

 

Ciranda da Vila
Crianças e adultos se reúnem para prática de brincadeiras de roda.

Na Escola Pluricultural Odé Kayodê do Espaço Cultural Vila Esperança brincar é coisa muito séria. Por isso a mais de dez anos as educadoras e educadores propõem a realização da “Ciranda”, roda de encontro para brincadeiras e cantigas tradicionais. A Ciranda da Vila reúne estudo e prática das tradições, brincadeiras regionais, cantigas populares e saberes do povo. “Quando a gente estuda tradições populares a gente estuda português, história, matemática. A gente fez uma quadrinha e vimos que é preciso muita matemática” afirma Maya dos Anjos, 10 anos.
A Ciranda da Vila faz parte da ação “Sacyzada” que envolve estudo e vivência das tradições entre elas os mitos do Sacy, Yara etc.

ciranda_vila
ciranda_vila

 

Estudantes da UEG visitam a Vila Esperança

Cerca de 25 alunos de turismo do Pronatec – MedioTec da UEG da cidade de Goiás estiveram o dia13/09/17, no Espaço Cultural Vila Esperança. A proposta foi de ampliar o olhar para os espaços turísticos da cidade de Goiás, decentralizando do Centro Histórico.
Os alunos e alunas visitaram a Vila Esperança e ainda tiveram uma vivência de etnomatemática com a prática do Jogo Orí (Ayó, Mancala).
Pronatec – MedioTec: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Bolsa-Formação, proporciona que estudantes do ensino médio de escolas públicas do Brasil possam realizar um curso técnico no contraturno das aulas regulares.

UEG_Vila
UEG_Vila