A COMSAÚDE (Comunidade Saúde e Desenvolvimento) é um movimento popular fundado na década de 60 e localizado no município de Porto Nacional-TO. O movimento foi criado pela própria população, sob a liderança de um grupo de médicos, quando o município ainda pertencia ao Estado de Goiás e nasceu da necessidade da população carente de buscar, exercer e fortalecer seus direitos de cidadania, através de ações concretas de saúde e de promoção do desenvolvimento da comunidade. Daí o nome COMSAUDE.

A COMSAÚDE atua em vários eixos como:
atenção básica de saúde: com especial atenção para a prevenção e tratamento da hanseníase.
infância: atuando na recuperação nutricional de crianças em situação de risco devido a desnutrição, através do CERI (Centro de Educação e Recuperação Infantil), e promovendo também a melhoria da qualidade de vida com formação das mães em saúde e geração de renda; na profissionalização de adolescentes, arte e cultura local através do Centro Dra. Heloisa Lotufo; na formação dos adolescentes do campo através da EFA (Escola Familia Agrícola).

Também atua junto à comunidade em geral, promovendo formação para utilização dos recursos naturais locais, com especial atenção para a fitoterapia e incremento do artesanato.
Além dessas ações, desenvolve atividades educativas de saúde para os vários grupos da comunidade local, com abrangência aos municípios vizinhos.

A AIFO e a BRASA são parceiros da COMSAÚDE. A AIFO atuou diretamente junto ao movimento durante 28 anos e continua sua colaboração através da BRASA.

Apresentamos a seguir um resumo de algumas das atividades desenvolvidas com Recursos da AIFO/BRASA, nos meses de Junho e Agosto de 2015, conforme relatório enviado.

Curso de Pintura em Tecido, que possibilita mais uma oportunidade de geração de renda para as famílias atendidas no Centro de Educação e Recuperação Infantil (CERI) O curso é ministrado duas vezes por semana e todo o material adquirido com recursos AIFO/BRASA, o que garantiu a realização da atividade.

Oficina de Multimistura
A multimistura é um composto formado por farelos que, acrescentados à alimentação diária em pequenas quantidades, pode ajudar na nutrição de crianças e adultos. O melhoramento das ações básicas de saúde e educação alcançado por uma campanha de conscientização no uso de alimentos frescos e com a adição destes farelos, proporciona uma alimentação enriquecida. O conjunto de alternativas aplicados nos últimos anos tem demonstrado resultados positivos no que diz respeito ao uso da multimistura como suplemento na alimentação, comprovando a efetividade da multimistura como suplemento de dietas deficientes em vitaminas e/ou minerais e na recuperação de crianças desnutridas, ou em fase de desnutrição..

Oficina de Culinária
O objetivo da oficina para produção de pão caseiro, foi orientar as famílias atendidas pelo CERI, a preparar alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, e orientá-las na utilização de alimentos não industrializados.A oficina foi ministrada pela Senhora Suely, que faz parte das famílias atendidas pelo serviço, reproduzindo para as demais familias, o aprendizado que obteve nas várias oficinas oferecidas pelo CERI. O pão caseiro é bastante utilizado nas refeições oferecidas pelo serviço, e à cuja fabricação, são agregados vários suplementos como: abóbora, batata doce, gergelim e inhame.
Durante a oficina foram abordados temas considerados relevantes como a importância de ações socioeducativas para o desenvolvimento social e humano, com o objetivo de constituir aprendizado e aprimoramento na vida social, as vantagens que a produção desse pão pode oferecer, tais como: alimentação saudável, redução dos custos da familia e oportunidade de geração de renda. Além disso, foi abordada a parte de higienização indispensável para a produção desse alimento.

Seminário sobre Aleitamento Materno e Alimentação Saudável
O seminário foi ministrado pela Sra. Morgana Morais, Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde.Dentro deste tema, alguns aspectos foram destacados como sejam : o aleitamento materno é um processo que envolve fatores ambientais, fisiológicos e emocionais; conhecimento do processo de produção adequada do leite materno; elementos que compõem o leite materno, tornando-o um alimento completo, equilibrado e suficiente para o bebê, uma vez que todos os elementos são apropriados para o organismo do mesmo.
Um vídeo educativo sobre os dez passos para uma alimentação saudável completou a oficina, demonstrando que existem várias boas práticas sobre alimentação para crianças de 6 meses a 2 anos.

Oficina de Sabão Caseiro
O objetivo da oficina foi ensinar aos presentes como fazer sabão caseiro , com fornecimento da receita dos produtos utilizados para a fabricação do mesmo, proporcionando aos participantes, mais uma fórmula de procedimento para a economia doméstica.

Festa Junina
Como o CERI trabalha as datas temáticas, uma delas foi a festa junina, na ultima semana do mês de junho. A equipe do Centrinho realizou a tradicional quadrilha, com as crianças internas, e também com a participação de crianças que já foram usuárias dos serviços do centro.