No mês de outubro de 2015 o Coordenador Geral da BRASA Stefano Simoni e a Responsável Técnica Deolinda Bitencourt visitaram os projetos da COMSAÚDE, parceiros da BRASA e da AIFO, conversando com os membros da Diretoria e com os fundadores da organização, Eduardo e Heloísa Manzano.

A COMSAÚDE (Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação) é uma Organização Não-Governamental, filantrópica, fundada em 10 de junho de 1969. Possui Certificado de Utilidade Pública Federal e está registrada no Conselho Nacional de Assistência Social.

A entidade foi criada por um grupo de profissionais da área de saúde que, em 1968, veio trabalhar em um recém construído hospital do Estado: Unidade Mista de Saúde de Porto Nacional. Este grupo sentiu necessidade de ter um trabalho mais amplo de promoção humana e passou a atuar em programas de combate às verminoses, recuperação nutricional, melhoria de habitação, cursos profissionalizantes, educação pré-escolar, estímulo ao artesanato e comunicação popular. Aos poucos outros profissionais aderiram ao grupo inicial, como educadores, assistente social, agrônomo, além de pessoas da comunidade que passaram a fazer parte do quadro de sócios da COMSAÚDE.

Atualmente a COMSAÚDE conta com várias atividades: o Centro de Educação e Recuperação Infantil Luzia da Silva (CERI), o Centro de Saúde Dr. Eduardo Manzano, o FAS (Fitoterapia e Alimentação Saudável), o Programa de Combate á Hanseníase, a Escola Família Agrícola (EFA), o Centro das Crianças Dra. Heloísa Lotufo Manzano, o Grupo de Consciência Negra do Tocantins, o Grupo Cultural Cabaça Cultural.

Maiores informações no site da COMSAÚDE: http://comsaude-to.com.br