Tudo começou com uma visita da AIFO (Associação Italiana Amici di Raoul Follereau) em 2003. O pequeno grupo que constituía a ADEFIS (Associação dos Deficientes Físicos de Santarém), na cidade de Santarém –PA, região do Baixo Amazonas, contava com poucos associados e lutava em busca de seu fortalecimento e dos direitos de igualdade social. Como renda, apenas as pequenas taxas pagas por usuários do banheiro público, localizado na praça principal e cuja administração lhes foi cedida pela prefeitura local.

Como aspiração principal, ter melhores condições para desenvolver atividades de luta contra a discriminação, exclusão social e pelos direitos de igualdade social. Também era uma aspiração o desenvolvimento de atividades de geração de renda através da incrementação da pequena indústria de confecção de roupas organizada com a boa vontade dos voluntários, de modo a promover uma maior autonomia financeira tanto da associação em si como dos próprios associados.

A AIFO decidiu apoiar a ADEFIS, financiando equipamentos, materiais, insumos, formação, profissionalização, e hoje os associados escrevem capítulos novos na  história da associação, história que vem sendo registrada com muita luta mas, com muita perseverança, confiança, empenho e entusiasmo. Uma luta que não deveria ser só deles, mas, de toda a sociedade.

Atualmente a ADEFIS é apoiada pela BRASA em continuidade da parceria com AIFO. Conta com 780 associados, faz parte de vários Conselhos municipais, é referência municipal para orientação e encaminhamento de seus associados e de outras associações para o acesso aos  legítimos direitos inerentes à questão, está articulada com outras associações de luta, mantém articulação com o SINE (Sistema Nacional de Emprego) para inserção dos deficientes no mercado de trabalho, promove cursos profissionalizantes de corte e costura e informática, realiza visitas domiciliares buscando a integração e incentivando a superação de todos os deficientes que por causa da deficiência ou por dificuldades de acesso (locomoção, situação financeira, etc.) se isolaram socialmente, realiza seminários e palestras nas escolas visando o combate à discriminação e ao estigma, participa ativamente das atividades da Semana da Pátria com desfile de cadeirantes, promove atividades de lazer, esporte e geração de renda. A indústria de confecção de roupas hoje se auto-sustenta.

A BRASA e a AIFO se congratulam com a ADEFIS pelos resultados positivos que a associação vem paulatinamente alcançando.