O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD) trabalha para organizar um banco de dados, que propicie a formulação de políticas públicas que atendam com qualidade as pessoas deficientes. A iniciativa será deflagrada, oficialmente, no próximo sábado, entre 9 e 17 horas, durante reunião no número 1500, da Avenida Sapopemba, na Água Rasa, em São Paulo.

O evento será comandado pelas conselheiras do CMPD Maria de Fátima e Sandra Ramalhoso. Elas, porém, querem antecipar a produção de dados para a construção do cenário estatístico, a liberarem um link (https://goo.gl/forms/ODthSKd9Zo3tPBxl1), pelo qual solicitam às pessoas com deficiências que respondam, apenas uma vez, um questionário com 19 perguntas. O documento poderá ser acessado até junho deste ano, quando acontecerá uma plenária do CMPD, onde será apresentado o resultado totalmente tabulado.

No evento de sábado, Sandra Ramalhoso esclarece que a intenção é discutir o transporte público acessível na cidade de São Paulo. “Queremos reunir no mínimo 200 pessoas com deficiência e obter uma base de dados para atuarmos junto aos órgãos públicos competentes com legitimidade”, justifica.

Durante o encontro, serão discutidos três temas: licitação que a prefeitura leva para consulta pública até dia 33 de fevereiro, escolha de delegados para Convenção Municipal de Saúde e demandas e resposta da pesquisa sobre o transporte.