O Espaço Cultural Vila Esperança, associação sem fins lucrativos, registrada em 19 de julho de 1994, é parceiro da BRASA e se localiza na periferia da Cidade de Goiás (23.000 habitantes) reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2002. Foi criado por um pequeno grupo de educadores em 1991, a partir da necessidade de despertar a consciência da população para participar ativamente nas mudanças sociais e na conquista da cidadania através da Educação, da Cultura e da Arte. Com a crescente demanda de crianças foram iniciadas as atividades de teatro, dança e artes visuais, as vivências culturais, e uma escola de ensino fundamental, a Escola Pluricultural Odé Kayodê. Sua finalidade é valorizar a pessoa humana, através da valorização cultural de suas próprias origens e da arte (art.3 do Estatuto). Promove a valorização e respeito de si mesmo, do outro e do meio ambiente, das culturas africanas, afro-brasileira e indígenas; busca reconhecer a identidade brasileira e tornar positivas as relações de gênero, combatendo todos os preconceitos, especialmente os etno-raciais. Contribui para melhorar as condições sociais, culturais e ambientais da população, em especial dos beneficiários diretos e indiretos dos projetos realizados pela Vila Esperança.

É um projeto educativo direcionado a crianças, adolescentes e jovens da faixa menos favorecida da Cidade de Goiás, para a conquista da cidadania. São desenvolvidas atividades culturais (vivências culturais africanas e indígenas); atividades artísticas e lúdicas (brinquedoteca, artes visuais, dançaterapia e artes cênicas); atividades de comunicação (Rádio e Cineclube), para o desenvolvimento de uma prática educativa que reconhece e valoriza o papel da arte e da cultura na educação de crianças, jovens e adultos do meio popular, segundo uma pedagogia da esperança e humanizadora, na transformação da realidade e na valorização da memória individual contextualizada e coletiva. Educar para a cidadania, na Cidadania, ou seja, vivenciando os processos de maneira participativa, dialógica e circular.

A nossa força inspiradora é a sabedoria indígena e negra de nossos pais e avós. A metodologia foi concebida para privilegiar os interesses das crianças atendidas, nos conteúdos trabalhados e em espaços democráticos que propiciam o protagonismo das crianças e o diálogo, para uma educação cidadã. Tudo acontece em roda, em círculo, na ciranda. Na roda todos se vêem, todos estão no mesmo patamar, todos estão na “primeira fila”, todos têm os mesmos direitos e os mesmos deveres. Em roda se conversa, se dança, se brinca, se aprende a respeitar o outro. O espaço físico da Vila Esperança é marcado por muitas rodas que conduzem as crianças, e os adultos, a viver e experimentar a circulação do poder e de seu uso. Porque nas rodas a energia circula, e envolve a todos.

espaço cultural vila esperança