Círio de Nossa Senhora do Nazaré na URE Marcello Candia

A Ure Marcello Candia, como de costume se reuniu com seus servidores, pacientes e convidados para prestar uma homenagem a Mãezinha por ocasião de sua passagem em frente a URE, no dia 13 de novembro de 2016. Foi um momento muito emocionante e logo após a homenagem todos se reuniram para um momento de oração e confraternização. Um feliz e abençoado Cirio a todos.

MENSAGEM
NÓS, SERVIDORES E PACIENTES DA UNIDADE DE REFERENCIA ESPECIALIZADA EM DERMATOLOGIA SANITÁRIA URE DOUTOR MARCELLO CANDIA, AGRADECEMOS A NSRA E PEDIMOS SUA INTERCESSÃO JUNTO A SEU FILHO JESUS, PARA QUE ELE ESTENDA SUA MISERICÓRDIA, SOBRE TODOS NÓS E SOBRE ESTA UNIDADE DE SAÚDE QUE HÁ VINTE E CINCO ANOS, A LUZ DA FILOSOFIA CALABRIANA VEM PROMOVENDO A SAÚDE NESTE MUNICÍPIO. 

PEDIMOS TAMBÉM, Ô MÃE DA MISERICÓRDIA, UMA BÊNÇAO ESPECIAL SOBRE NOSSOS COLABORADORES E GOVERNANTES, QUE ELES NUNCA DEIXEM DE OLHAR POR ESSA UNIDADE, QUE É A ÚNICA REFERÊNCIA DO ESTADO NO TRATAMENTO DA HANSENÍASE, ESSA ENFERMIDADE TÃO ANTIGA , MAS QUE ATÉ OS DIAS ATUAIS, AINDA ATORMENTA MUITOS DE NOSSOS IRMÃOS.

MÃE MISERICORDIOSA, JORRA AQUI NESTE LUGAR, AS GRAÇAS DA SAÚDE, DA CURA, DA TOLERÂNCIA, DA HARMONIA, DA ESPERANÇA, DA VIDA, DO AMOR, DA UNIÃO E DA PAZ.

ABENÇOA MÃE, NOSSOS SERVIDORES, NOSSOS PACIENTES, E A TODOS OS MEMBROS DESSA DEDICADA FAMÍLIA MARCELLO CANDIA,

ROGAI POR NÓS MÃE DE MISERICÓRDIA!
VIVA MARIA DE NAZARE
VIVA SÃO JOAO CALÁBRIA
VIVA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Ilma Colombo, Setor de Educação em Saúde

 


 

25 anos da URE Marcello Candia
A Unidade de Referência Especializada em Dermatologia Sanitária – Ure Marcello Candia celebrou hoje, 10 de novembro de 2016, pela manhã seus 25 anos de fundação. O evento aconteceu no hall de entrada da Ure e contou com a presença ilustre do colaborador Marco Olivar, Diretor da Fundação Candia, autoridades locais, MORHAN, servidores e pacientes. A URE recebeu uma bênção especial do Pe Gustavo Bonassi, Diretor do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, que presidiu a celebração, em seguida na presença de todos que ali se encontravam foi realizada o ato de reinauguração da URE.
Nossos agradecimentos a todas as pessoas que nesses 25 anos de existência contribuiram e aos que ainda hoje contribuem para a continuidade desse precioso legado que o Dr Marcello Candia, este homem de açoes tão humanitárias, junto com outros colaboradores, dentre eles destaca-se Dom Aristides Piróvano, tornaram possível uma realidade mais digna aos pacientes de hanseníase.
Que os feitos desses nobres homens, colaboradores da humanidade sirvam de exemplos para nossas autoridades e para todos nós, nos motivando, realizando, transformando . Há 25 anos, a luz da filosofia Calabriana, o legado de Marcello continua transformando a realidade dos pacientes de hanseníase, proporcionando um espaço de tratamento mais digno para pacientes e servidores que aqui desempenham suas funções com carinho e humanização, alguns desses servidores também completam 25 anos de dedicação a essa unidade, pois iniciaram juntinhos com a ure, depositando naquele momento, há 25 anos o primeiro tijolo na construção do sonho do Dr Marcello Candia, portanto nossos especiais PARABENS a esses servidores.
Obrigada a todos e todas e
Parabéns a Ure Marcello Candia
10/11/2016
Obrigada!
(texto : Ilma Colombo)
MENSAGEM (Renata Novaes, Diretora da URE Ure Marcello Candia)
A Unidade de Referência Especializada (URE) em Dermatologia Sanitária, Dr. Marcello Candia foi fundada em 1991, através de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e a Sociedade Pobres Servos da Divina Providência (atual Instituto Pobres Servos da Divina Providência – IPSDP), uma congregação religiosa católica de procedência italiana, que assumiu parte das atividades da antiga colônia de hansenianos de Marituba, onde está instalada.
De acordo com o seu perfil assistencial, a URE deve prestar serviços de média complexidade, dentre os quais destacamos as consultas especializadas em dermatologia sanitária, prestar atividades de suporte às Unidades Básicas de Saúde no atendimento das dermatoses sanitárias com ênfase em hanseníase, assessorar na avaliação, planejamento e implantação de serviços de hanseníase, realizar esclarecimento de diagnóstico de casos complexos, confirmar casos de recidivas, orientar nas condutas para reações hansênicas, para efeitos adversos da PQT e ao uso de corticosteróide, além de atender casos mais complexos e complicados.
A instituição também possui serviços especializados em reabilitação física, atendendo pacientes com incapacidades físicas (alteração de força muscular, alteração da sensibilidade cutânea, com úlceras, amputações, deformidades nas mãos, nos pés ou nos olhos), pacientes de pré e pós-operatório (descompressões nervosas, transferência de tendão) e pacientes que necessitem de confecção e reparos em órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Tendo portanto, a única Oficina de Órteses e Próteses do Sistema Único de Saúde do Estado do Pará.
A instituição também possui o Laboratório de Dermato-Imunologia, que em parceria com a Universidade Federal do Pará, realiza importantes e pesquisas em dermatoses de interesse sanitário, tendo recebido vários prêmios científicos pelos estudos e pesquisas realizadas.
O fundador da instituição, Dr. Marcello Candia, sonhou que um dia, quando não estivesse mais entre nós, outras pessoas pudessem dar continuidade à sua tão bela Obra. Nossa grande missão tem sido essa: manter viva a chama do amor por pessoas que haviam sido esquecidas em suas dores e mazelas, em decorrência de uma doença tão cruel e tão negligenciada. Que todos aqueles que fazem parte da família URE Dr. Marcello Candia, perpetuem esse sonho de amor, que completa vinte e cinco anos levando esperança a todos os mais necessitados.