O grupo ILEP no Brasil, composto pelos representantes das organizações AIFO (Itália), NLR (Holanda), DAHW (Alemanha) e ALM (Estados Unidos), realizou importante reunião para discussão da nova estratégia a ser implantada pela ILEP (International Federation Anti-Leprosy Associations), que tem sede em Genebra, e para atualizações das atividades do grupo no Brasil.

A reunião foi realizada em abril p.p., na Fundação Alfredo da Mata (FUAM)– Manaus (AM) e contou também, além dos representantes ILEP, com a participação do Diretor da FUAM-Dr. Francisco Helder Cavalcante de Souza, Ir. Angela Alcade Torrecilla – com percursos técnicos e administrativos na FUAM, DAHW Amazonas, Fontilles (ONG espanhola) e grande colaboradora do Ministério da Saúde na luta contra a hanseníase. A reunião contou ainda com a  representante da CGHDE- Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde, Sra. Jurema Guerrieri Brandão.

Referente à estratégia ILEP, foram discutidas as 6 novas metas propostas, entre as quais de prioritária importância: 1.interromper a transmissão da hanseníase, 2.Prevenir incapacidades devidas à hanseníase 3.Eliminar as barreiras à inclusão. As demais metas estão relacionadas à condução administrativa interna da ILEP.

O grupo ILEP Brasil colabora com a CGHDE- Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde de alguns Estados e Municípios, nas atividades de combate e controle da hanseníase e realiza reuniões semestrais.

A BRASA participa do grupo como representante da AIFO.