Eliminar a hanseníase como problema de saúde pública é um dos muitos objetivos do Estado do Pará. Por isso, diversas ações estratégicas e atividades (como por exemplo campanhas educativas nas escolas, capacitação de profissionais de saúde e realização de exames) são realizadas junto aos Centros Regionais de saúde e os 144 municípios.

Segundo dados da Secretaria, a Taxa de Detecção da doença em menores de 15 anos subiu entre os anos de 2013 e 2014 e ainda é considerada elevada. Entretanto, o Estado saiu da condição de hiperendemia em 2014, e entre 2015 e 2016 a taxa de detecção de casos novos caiu de 36,15 para 33,07 para cada 100.000 habitantes.

Essa redução foi possível devido a liberação de recursos para ações de controle da hanseníase destinados aos municípios visando uma melhora da cobertura de vigilância de contatos. E ainda há a necessidade de auxílio para se alcançar diversos objetivos.

Portanto, os esforços da Secretaria de Saúde do Pará aliados a parcerias comorganizações não governamentais com a BRASA/AIFO se mostram essenciais para a realização de constante monitoramento, fortalecimento dos municípios e regionais, capacitação dos profissionais da rede básica de saúde, e, por fim, erradicação da doença no Estado.