A campanha da ILEP para 2016 apoia a meta da OMS de zero deficiência em crianças até 2020.
O Dia Mundial da Hanseníase é comemorado no domingo, 31 de janeiro de cada ano, para coincidir com o aniversário da morte de Mahatma Gandhi em 30 de janeiro de 1948. Gandhi trabalhou incansavelmente para ajudar as pessoas acometidas pela hanseníase.
A meta para o Dia Mundial da Hanseníase é elevar a consciência sobre a doença, que muitas pessoas acreditam que esteja eliminada. E assim ainda não é.

Este ano ILEP, a federação internacional anti-hanseníase (BRASA faz parte dela enquanto representa um dos fundadores da ILEP, AIFO, no Brasil), apela para a detecção pró-ativa, precoce da hanseníase para reduzir a zero a incapacidade causada pela hanseníase em criança, até 2020. Por quê? A hanseníase ainda está sendo transmitido às crianças e crianças sofrem de deficiência ao longo da vida causadas pela hanseníase. Uma detecção precoce e pró-ativa e um adequado tratamento da hanseníase irá impedir que a hanseníase seja transmitidos às crianças e que elas desenvolvam deficiências.

A cada dois minutos alguém é diagnosticado com hanseníase no mundo e quase nove de cada cem pessoas diagnosticadas são crianças.
Todos os dias, 52 crianças de todo o mundo são diagnosticadas com hanseníase. Muitas mais crianças permanecem sem diagnóstico devido ao estigma, ao medo e à falta de perícia médica.

Maiores informações sobre o Dia Mundial (em inglês) no site da ILEP:
http://www.ilepfederation.org/about-leprosy/events/world-leprosy-day-2016-2/