No Janeiro Roxo, mês em que campanhas em todo o mundo chamam a atenção para a hanseníase, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) promove ações regionais, nacionais e internacionais para multiplicar uma informação potente e que precisa ser amplamente conhecida: hanseníase tem cura!

No Pará, a campanha ganha força em Marituba, município em que o núcleo local do Morhan se juntou a diversos parceiros, entre os quais a entidade Brasil Ação e Saúde (BRASA), para promover atividades de capacitação de profissionais e de mobilização social, que culminam no Dia D da campanha, em 26 de janeiro (veja abaixo). E, no dia 31, Belém será a sede de um grande evento de lançamento da Campanha Nacional do Ministério da Saúde sobre o tema da hanseníase.

As ações em Marituba são uma parceria do Morhan/PA e Morhan/Marituba com a Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), Prefeitura Municipal de Marituba (PMM), Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (SESAU), Coordenação Estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Coordenação Municipal do Programa de Controle da Hanseníase de Marituba, Unidade de Referência Especializada em Dermatologia Sanitária Dr. Marcello Candia, Unidade Especial Abrigo João Paulo II, 1o Centro Regional de Saúde, Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), Instituto Francisco Perez e a BRASA.

Cenário preocupante

O Brasil é o país com o maior número de casos novos proporcionais de hanseníase no mundo. Em 2016, o país registrou 25.218 novos casos da doença, o que representa uma taxa de 12,23 novos casos a cada cem mil habitantes, acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, cenário que exige a ampliação dos esforços para controle e eliminação da doença. No mesmo ano, o Pará registrou 2.527 novos casos de hanseníase, uma taxa de 30,43 casos novos por cem mil habitantes, um índice altíssimo que exige atenção e ação.

Confira o conjunto de ações do Janeiro Roxo em Marituba/PA:

23/01 – Lançamento da Campanha Municipal de Combate a Hanseníase de Marituba (#janeiroroxo), na Câmara de Vereadores, às 9h.

24/01 – Formação e Palestra sobre Hanseníase e sobre a Campanha Municipal da Hanseníase no Auditório do Abrigo João Paulo II, às 9h.

Público Alvo: Servidores da URE MARCELLO CANDIA e ACS da área do Bairro da Pedreirinha.

25/01 – Formação e Palestra sobre Hanseníase e sobre a Campanha Municipal da Hanseníase no Auditório do Abrigo João Paulo II, às 9h

Público Alvo: Voluntários do MORHAN, Conselheiros(as) do Conselho Municipal de Saúde de Marituba, Colaboradores do Instituto Francisco Perez , Sociedade Civil Organizada, Grupo de Auto Cuidado da URE Marcello Candia, Servidores da Unidade Especial Abrigo João Paulo II.

26/01 – DIA D- Campanha Municipal da Hanseníase, no Bairro Pedreirinha (panfletagem), com todas as entidades parceiras e os participantes das capacitações dos dias anteriores.