Newsletter 16 de Agosto de 2016

O Brasil, como em muitas partes do mundo, se encontra focado nos Jogos Olimpicos que estão acontecendo no Rio de Janeiro. Tem sido nestes momentos de esporte, como na Copa do Mundo de futebol, que os governos aproveitam para aprovar remédios amargos, sem a manifestação popular contrária. Assim, estamos passando por um momento em que direitos sociais estão sendo suprimidos, como na previdência social, e principalmente este governo interino repletos de “fichas sujas”, políticos em processos de corrupção, estão aproveitando para o povo esquecer elementos como Eduardo Cunha, que deu origem ao impedimento da Presidente Dilma, para possível abrandamento de sua pena.

O Supremo Tribunal Federal se encontra “expectante”, ele que deveria ser o responsável pelas garantias constitucionais, passa a ser um mero determinante dos ritos políticos processuais. Neste ano eleitoral permitiu que 900 prefeitos e ex-prefeitos condenados pelos Tribunais de Contas participassem como candidatos, enfraquecendo a Lei da Ficha Suja que foi uma luta recente da participação popular para melhorar a política brasileira.

A “Grande Mídia”, sem noticiar os movimentos contrários ao governo interino Fora Temer, como a vaia na abertura dos Jogos Olímpicos, contribui para minimizar a rejeição popular, que só se observa nas redes sociais.

Na complicada crise política brasileira, com separações Norte/Sul, Direita/Esquerda,  se desenvolvendo um clima de ódio, temos esperança que os Jogos Olímpicos abrandam esses sentimentos e colaborem para a superação dos conflitos mundiais.

Em Porto Nacional tivemos duas visitas importantes na luta da Comsaúde pela Agroecologia e Defesa do Meio Ambiente: o escritor e ativista ambiental Luc Vankrunkelsven, que realizou uma Palestra focalizando a necessidade da proteção das áreas indígenas, das comunidades Quilombolas e dos assentamentos da Agricultura Familiar e da agroecologia da expansão da fronteira agrícola da Soja preconizada pela MATOPIBA, lançando os seus livros “Soja: tesouro ou tesoura” e “OASIS: Força Planetária para uma nova Primavera” e o assessor da BRASA/AIFO Stefano Simoni, que durante quatro dias e muitas reuniões com os diversos grupos da Comsaúde, colaborou para a realização de projetos visando a melhor atuação social da entidade.

Eduardo Manzano