Apesar da crise político-econômica que tem afetado de forma direta a vida de crianças e adolescentes do Brasil, a Pastoral do Menor “Semeando Futuro e Esperança” de Abaetetuba tem conseguido bons resultados em 2016 nas ações de auxílio a crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.

Esse auxílio resultou em aumento dos índices de aprovação escolar, redução da ocorrência de casos de violência doméstica, aumento dos índices de participação de pais e responsáveis nas reuniões, e na redução de abandono das atividades por parte das crianças auxiliadas pela Pastoral.

Mas, apesar da boa influência que a pastoral exerce na comunidade, ainda há no nosso território um forte preconceito em relação à infância e adolescência. Além disso, há também o problema dos contínuos projetos de exploração minerária que contribuem para o aumento dos índices de exploração sexual e do trabalho infantil.

Por isso, o sistemático esforço da Pastoral, aliado a organizações sem fins lucrativos como a BRASA/AIFO é essencial para que os benefícios já trazidos para a comunidade sejam mantidos. Além de garantir o resguardo dos princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) na comunidade.