PROJETO GAMAH – em parceria com o Grupo de Apoio à Mulheres atingidas pela Hanseníase

Este projeto destina-se à reabilitação social das pessoas atingidas pela hanseníase, em especial as mulheres, embora seja aberto para qualquer pessoa que necessite de apoio neste contexto.

Durante o ano de 2015 muitas foram as atividades, com funcionamento da sede em praticamente todos os dias da semana.

Atividades de autocuidado foram executadas com materiais doados por empresários, tais como hidratantes, bacias, lixas, alimentos.

O GAMAH participou da campanha do dia mundial de combate à hanseníase, colaborando com a carreta da hanseníase na rodoviária do Plano Piloto, com o resultado de ajudar a detectar 55 casos, sendo 2 em menores de 15 anos confirmados, e proporcionando informações a 1.260 pessoas.

Participamos da Feira de Saúde do HUB – Hospital Universitário de Brasília, da oficina de programação de campanha de combate à hanseníase do Ministério da Saúde e também da oficina de avaliação da campanha.

Realizamos cursos artesanais e de profissionalização. Em andamento há o curso de bordado e de artesanato. Está mantida a barraca do GAMAH na Feira da Torre de Brasília, para escoamento dos produtos.

Cursos fabricação de material de limpeza (sabão, amaciante e detergente): foram realizadas 3 oficinas, finalizadas a favorecer a geração de renda.

Constatamos que, devido a atual situação de crise econômica no país, os associados estão mais interessados na produção de artesanato e material de limpeza.

O GAMAH tem representante nos conselhos Distritais de Saúde com titular e suplente, dos Direitos das Mulheres com titular e suplente de Direitos Humanos com titular. O GAMAH conta com dois representantes no Conselho de Saúde, quais participam mensalmente das reuniões. Também conta com 01 representante no Conselho da Mulher e 01 representante  no Conselho dos Direitos Humanos.