Capa / Brasa / Projeto Marituba – relatório 2015
URE Candia Marituba

Projeto Marituba – relatório 2015

BRASA atua no Brasil em parceria com várias instituições, governamentais e não governamentais, dando suporte técnico e financeiro em duas áreas: hanseníase e reabilitação, esta última incluindo reabilitação física e social e neste grupo atuamos também com crianças e outros grupos (mulheres, indígenas, etc.) em situação de vulnerabilidade social.

O ano de 2015 trouxe em seu bojo algumas mudanças dentro da BRASA, como a contratação de um Coordenador Geral, além de modificações na estrutura organizacional e operativa, buscando maximizar o potencial da instituição.

Junto às instituições parceiras, as atividades foram mantidas conforme documentos de projetos apresentados e aprovados pela BRASA. As visitas   realizadas pela equipe BRASA aos projetos apoiados constatam um envolvimento cada vez maior das equipes executoras, totalmente comprometidas no desempenho das atividades propostas e na contribuição para a melhoria social dos grupos alvos dos projetos e, de consequência, da comunidade como um todo.

Objetivando o máximo de transparência, mas também a divulgação dos trabalhos executados pelos nossos colaboradores locais, a BRASA publica uma síntese dos relatórios enviados pelas instituições parceiras. Neste artigo apresentamos o relatório do Projeto Marituba.

 

PROJETO MARITUBA – em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA) e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência (IPSDP) – Marituba/PA

No ano de 2015 a Unidade de Referência Estadual (URE) Dr. Marcello Candia realizou 55.141 atendimentos, entre consultas, procedimentos (curativos, biópsias e pequenas cirurgias) e atividades de reabilitação.

Foram produzidos e dispensados 706 aparelhos ortopédicos para atender a 493 usuários.

Em relação às atividades de Educação em Saúde e Autocuidados, a URE realizou 112 atividades, com a participação geral de mais de 7.845 pessoas. Em todas as atividades realizadas houve a participação da AIFO/BRASA, através de recursos financeiros que subsidiaram praticamente todas essas atividades, corroborando para a continuidade deste Projeto.

É essencial que as atividades de Educação em Saúde e dos Grupos de Autocuidados continuem sendo mantidas, pois auxiliam de maneira muito relevante o tratamento dos pacientes.

As atividades desenvolvidas e praticadas pela URE Dr. Marcello Candia são de suma importância para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e também de seus colaboradores, pois permitem que os planos, metas e objetivos organizacionais sejam plenamente alcançados, mesmo que hajam limitações e obstáculos a serem superados.

Desde a sua fundação em 1991, a URE Dr. Marcello Candia enfrenta desafios para a manutenção e desenvolvimento de novos serviços ofertados à população atingida pela hanseníase no estado do Pará.

No ano de 2015, os principais desafios enfrentados estiveram relacionados à disponibilidade de recursos financeiros para a manutenção das atividades da URE, dentre os quais destacamos: material para a realização de exames laboratoriais, medicamentos de oftalmologia, material técnico para curativos, medicamentos especializados, materiais de limpeza, materiais de consumo administrativo, informática e para a confecção de próteses.

A quantidade insuficiente e, alguns casos, a falta de profissionais para atenderem aos usuários que necessitam dos serviços da URE são fatores limitantes para a disponibilidade de serviços e atendimentos.

As categorias funcionais com maiores problemas relacionados a este tema são: Farmacêutico Bioquímico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista e Médicos Dermatologistas e Traumato-ortopedistas.

Desde 2011, a URE Dr. Marcello Candia vem tentando implantar o Projeto para as Cirurgias Reparadoras e Reabilitadoras em Hanseníase. Mesmo tendo uma equipe limitada, nossa instituição se disponibilizou, através da sua equipe técnica, em atender aos usuários. Porém, até o presente momento, não houve a disponibilidade financeira por parte do Governo do Estado do Pará para a realização deste importante projeto.

Todas as atividades realizadas pela URE Dr. Marcello Candia tiveram êxito. Embora ocorram dificuldades para a manutenção das atividades, a instituição envida esforços para cumprir de maneira humanizada e resolutiva os seus objetivos e alcançar as metas planejadas.

Para o Ano de 2016, a URE efetuou um Planejamento Circunstancial, com a previsão de várias atividades, incluindo Educação em Saúde, Humanização, Pastoral da Saúde e de Grupos de Autocuidados.

Para que as referidas atividades possam ser realizadas, é de extrema importância que sejam disponibilizados recursos financeiros, para a aquisição de materiais, insumos e lanches.

Destacamos os principais projetos e ações que necessitam de apoio:

– Grupo de Autocuidados

– Atividades de Educação em Saúde

– Oficinas Terapêuticas

– Lanches para os usuários

– Aquisição de computadores

– Aquisição de um equipamento autorefrator e um tonômetro para a Oftalmologia

– Aquisição de um microscópio para o Laboratório de Análises Clínicas.

Check Also

AIFO realiza festival da Cooperação Internacional

Prevenir e reduzir, por meio do trabalho educativo, nutricional, médico e social, as desvantagens e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *