O 5˚ Encontro do ano 2016 do grupo de Autocuidado foi realizado o dia 6 de junho e houve como tema “Exames Complementares para Diagnostico e Acompanhamento da Hanseníase”, tema escolhido anteriormente pelos participantes do grupo.

A palestra proferida pela Dra. Celia tratou do argumento com todo detalhe, e todos se mostraram interessados, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre bacilóscopia, biopsia, eletroneuromiografia, dentre outros assuntos abordados.

A dinâmica proposta pela Assistente Social Lelice consistiu na formação de grupos para discutir e apontar soluções sobre a atuação do grupo.

A proposta da dinâmica tinha por objetivo conseguir a opinião dos participantes, dando lhes oportunidades de protagonismo e buscando-se dessa forma, uma gestão participativa democrática do grupo, que atenda as reais expectativas e necessidades dos usuários.

Dentre as discussões algumas propostas merecem destaques:  reuniões nas casas dos pacientes, para incentivar a participação da família e combater o preconceito; fazer passeios, fora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em locais e horários diferentes do grupo, com objetivo de confraternizar com os familiares e equipe; confecção de camisetas do grupo de autocuidado, para dar mais visibilidade à causa da hanseníase; e manutenção das palestras com a Dra. Célia.