Há mais de 50 anos no ramo da consultoria sobre a autonomia da pessoa com deficiência no mercado, Romeu Kazumi Sassaki cria seu legado como “pai da inclusão no Brasil” ao comemorar 80 anos no mês de julho.

Celebrado como o maior pesquisador brasileiro atuante sobre a educação, autonomia e direitos das pessoas com deficiência possui uma carreira extensa, que acumula diversos livros publicados, como os “Inclusão no lazer e turismo”, de 2003, e seu mais famoso “Inclusão – Construindo uma sociedade para todos”, de 2007. Além dos diversos artigos publicados em revistas especializadas como a Revista Nacional de Habilitação, coleciona também artigos internacionais e livretos sobre terminologias e nomenclaturas inclusivas.

Desenvolvendo conceitos sobre a educação para pessoas com deficiência, propagou a educação inclusiva, ideia que consiste em estabelecer um ambiente que proporciona o fácil acesso da pessoa com deficiência para o local de estudo, para que consiga praticar plenamente seus estudos, assim como qualquer outra criança.

Em comemoração aos 80 anos do pesquisador, a jornalista Lia Crespo organizou uma homenagem a Romeu Sassaki, no dia 28 de julho. “No final de 1979, quando ocorreram as primeiras reuniões, Romeu já estava presente, trazendo informações fresquinhas de outros países e registrando a história do movimento. Dando ideias, ajudando a encontrar soluções, divulgando informações, até empurrando cadeiras de rodas e dando carona, quando isso foi necessário. Nunca usurpando o lugar de uma pessoa com deficiência, mas sempre ao nosso lado”, pontuou Crespo sobre a presença de Sassaki durante o crescimento do movimento para os direitos da pessoa com deficiência.

Sassaki, entre as demais atividades desenvolvidas, foi responsável pela tradução da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDP) para o português brasileiro, e atualmente traduz também os relatórios mensais da ONU na Enable Newsletter.

Fonte: Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência