O Laboratório Ítalo-Brasileiro se reúne desde 2014 desenvolvendo atividades de pesquisa, formação e cooperação entre a Região Emília Romagna (um dos 20 estados da Itália) e o Brasil. É um dispositivo de colaboração internacional de trocas de práticas e experimentações inovadoras de saúde coletiva que envolve universidades, órgãos públicos, organizações do terceiro setor (BRASA e AIFO) e serviços de saúde dos dois países.
Os objetivos da colaboração são:
– Facilitar a produção de conhecimento a partir das experiências realizadas nos dois países
– Monitorar e avaliar os projetos em andamento no setor de saúde e da integração social e sanitária
– Planejar as atividades de cooperação técnica e científica, locais e internacionais.
A estrutura do Laboratório prevê:
– Seminários e Laboratórios temáticos e vivenciais dedicados ao projeto estratégico “RERSUS – Cuidados Intermediários: comparação e transferência de ferramentas de gestão entre Itália e Brasil”
– Laboratórios vivenciais chamados de “praças”, para uma troca ativa de práticas embasadas nas tecnologias de cuidado “leves e sofisticadas”, ou seja, leves em termos de equipamentos hardware mas sofisticadas, complexas e ricas em termos relacionais e multidisciplinares
– Aprofundamentos temáticos sobre aspectos de interesse comum, como o fenômeno migratório e o sistema dos serviços de saúde e sociais, as estratégias para o envelhecimento ativo, as transformações necessárias dos serviços territoriais e de proximidade dedicados ao suporte para as famílias, à afetividade e à paternidade/maternidade.
A seguir a breve clip vídeo de resumo do dia inaugural do VIII Laboratório, que aconteceu em Bolonha e outras cidades da Emília Romagna, entre o 25 de fevereiro e o 2 de março de 2019.

8º Workshop Internacional – Laboratório Ítalo-Brasileiro “Tecendo redes e aspirações” – programação em português – pdf 800 Kb