NOSSAS PARCERIAS

O trabalho em rede faz parte da essência da nossa organização, sempre em cooperação para atingir nossas metas e com a missão da BRASA. Seguimos o lema que está em nosso logo “Cooperar para Incluir” e agradecemos dando o devido mérito para cada colaborador, instituição e organização que participa na caminhada pela justiça social das populações marginalizadas.

Os projetos são construídos com os “beneficiários”, que costumamos chamar de “protagonistas”. Assim, os projetos são construídos e gerenciados de forma participativa, para um verdadeiro desenvolvimento inclusivo com base na coletividade, que gera multiplicadores de resultados e ideias, com plena atenção às temáticas sociais e ambientais.

Trabalhamos em parceria com outras organizações sociais de pequeno de médio porte, com Secretarias municipais e estaduais de Saúde, com hospitais e com universidades públicas em várias UFs do Brasil: Tocantins, Pará, Rio Grande do Norte, Goiás, Acre, Rio de Janeiro, São Paulo.

Parceria com a AIFO

BRASA é ligada e mantém sólida parceria com a Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau – AIFO, organização para cooperação sanitária internacional com sede em Bologna, na Itália. Está no Brasil desde a sua fundação em 1961 até 2013, prosseguindo sua presença no Brasil com uma Associação independente que é a BRASA.

Mantemos estreito relacionamento com o Grupo ILEP Brasil (ILEP – Federação Internacional de Associaçãoes contra a hanseníase, cuja sede central está em Genebra, Suíca.

logo da associação de deficientes físicos de santarém

Associação dos Deficientes Físicos de Santarém/PA , no apoio a atividades de luta pelos direitos sociais e contra o preconceito, graças a ações educativas e sensibilização da sociedade, profissionalização e geração de renda, buscando a auto-suficiência e o pleno exercício da cidadania.

logo da comsaúde

Comunidade, Saúde e Desenvolvimento (Comsaúde) – em Porto Nacional/TO, com uma parceria ativa no combate à hanseníase, para crianças em situação de desnutrição, na profissionalização e geração de renda para adolescentes e jovens, apoiando as atividades de uma Escola Família Agrícola.

logo da unissõl - central de cooperativas de economia solidária

UNISOL Brasil, central de cooperativas de economia solidária, ajudando a desenvolver específicas ações de inclusão no mundo do trabalho de pessoas com deficiência física e psicossocial, além de contribuir para a defesa e promoção dos direitos humanos, nos moldes da Convenção ONU para os Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

logo da associação parceira

Instituto Pobres Servos da Divina Providência de Marituba/PA, com um programa voltado para atividades de reabilitação física e social de pessoas atingidas pela hanseníase, desenvolvidas na Unidade de Referência Marcello Candia, em Marituba/PA.

logo vila esperança

Espaço Cultural Vila Esperança – na cidade de Goiás/GO, objetivando favorecer, de forma continuada, o desenvolvimento de crianças e adolescentes, por meio da prática de atividades pedagógicas, artísticas e culturais, baseadas no resgate cultural das próprias origens africanas e indígenas, visando a valorização da pessoa humana e a formação de cidadãos conscientes e independentes.

logo instituto jo clemente

Instituto Jô Clemente (antigamente APAE São Paulo), parceiro estratégico pelo amplo know-how de atendimento, apoio à inclusão social e pesquisa, colaborador de BRASA em várias propostas baseadas no desenvolvimento inclusivo comunitário e nas ações de emprego apoiado em prol das pessoas com deficiência.

logo dahw brasil

A filial brasileira da organização alemã DAHW não está mais presente no Brasil, porém, nossa parceria permanece, pois, somos parte da aliança internacional da ILEP – Aliança internacional contra a Hanseníase.

Além disso, temos a honra de manter no nosso site, os cursos de formação sobre hanseníase (tratamento, reabilitação, luta contra estigma e discriminação) produzidos nos anos passados pela DAHW Brasil. 

logo da nhr brasil

 

NHR Brasil – Com diferentes iniciativas, a NHR Brasil combate a hanseníase com o objetivo de promover e apoiar o diagnóstico precoce, a prevenção de sequelas e incapacidades, a redução do estigma vivenciado por pessoas acometidas pela hanseníase e o desenvolvimento inclusivo para pessoas com deficiência.

logo rede precisa

Rede PRECISA –  Projeto em Rede de Pesquisa e Cooperação Internacional com o Semiárido de Mossoró, formada por pesquisadores e profissionais – Hospital Maternidade Almeida Castro/Hospital Escola em Rede;  Universidade Federal do Semiárido – UFERSA; Prefeitura Municipal de Mossoró; Associação Científica Rede Unida – Rede UNIDAUniversidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS ; Universidade de Bolonha – UNIBO (Bolonha/IT)

 

logo rede precisa

A União das Igrejas Valdese e Metodista Italiana (UIVM) é uma organização religiosa, ligada às duas confessões religiosas protestantes. Na Itália, a UIVM se organizou como entidade social sem fins lucrativos e recebe uma parte do IRPEF (imposto de renda), igual a 8×1000, que uma pessoa pode optar por dar ao Estado ou a uma confissão religiosa que tenha firmado um acordo com o Estado italiano.

O recurso é distribuído por projetos sociais pelo mundo como o projeto da BRASA em parceria com a COMSAÚDE em Porto Nacional, Tocantins: “Combate à desnutrição infantil: ação multissetorial no território do Porto Nacional”.

 

 

logo oficial 8x1000 da igreja católica

Com a mesma metodologia de arrecadação de recursos, em que 8×1000 do Imposto de Renda do cidadão italiano é destinado para Instituições religiosas com a finalidade de contribuir para a redução mundial de desigualdade, recebemos apoio da Igreja Católica Italiana. O projeto favorecido é o Bem viver em Santarém, Pará. Executado pela ADEFIS para incluir a pessoa com deficiência em todas as esferas humanas da sociedade, como emprego, lazer, cultura, esporte, educação e saúde.

Além deste projeto, a Igreja Católica contribuiu para a ação emergencial a covid-19 também com ADEFIS para combater a desinformação a respeito da doença no território. O projeto intitulado Combate à infodemia.

 

 

logo da associação brasileira de ongs<br />

A Abong – Associação Brasileira de ONGs é uma plataforma de atuação nacional que congrega organizações que lutam contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida pela radicalização da democracia. A OSC desempenha diversas campanhas pela luta feminista, antirracista e outros materiais como cartilhas e cursos pela promoção do conteúdo pela ampla defesa dos movimentos sociais.

 

 

Rede de OSCs de Gravatá – Integrantes compõe as Organizações da Sociedade civil de diversos âmbitos sociais, entre eles Agroecologia, Desenvolvimento infantil E Atendimento social às famílias.

Secretarias de Saúde dos Estados do AcreGoiás e Pará, por meio de suas coordenações estaduais de controle da hanseníase, na promoção de ações de diagnóstico e tratamento, reabilitação física e social, com apoio a atividades de formação de profissionais, organização de serviços, educação em saúde, aquisição de insumos e realização de campanhas.

Outras Parcerias

A Handtalk é empresa de tecnologia premiada pela tradução automática de palavras escritas para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com personagem 3D disponível na plataforma deste site. Além de um aplicativo de tradução para Android e iOS. De forma que se democratiza a informação pela comunicação acessível.

logo google ad grants

BRASA recebe apoio do prêmio Google Grants. Programa que apoia organizações sem fins lucrativos para divulgarem suas causas compartilhadas pela comunidade do Google em serviços nas áreas de ciência, tecnologia, educação, saúde pública, global, meio-ambiente, defesa de jovens e das artes. Uma solução de publicidade em espécie que oferece solução de publicidade por meio do Google AdWords.