Equipe

BRASA é gerenciada pelo Coordenador Geral Stefano Simoni, com o apoio da Assistente de Desenvolvimento Organizacional Gabriela Ricci e da Consultora de Comunicação e Imprensa Carla Monteiro.

O Comitê Científico da BRASA é formado por: Tuca Munhoz, sociólogo, consultor da SPTrans pelas questões de acessibilidade e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência; Sandra Ramalhoso, membro da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Mila Guedes, publicitária e especialista em temáticas da inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho; Ana Rita de Paula, psicóloga clínica, membro de SORRI Brasil e consultora da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Parceria com AIFO

BRASA è ligada e mantém sólida parceria com a AIFO – Associazione Italiana Amici di Raoul Follereau, organização para cooperação sanitária internacional com sede em Bologna – Itália e que atuou no Brasil desde a sua fundação em 1961 até o 2013, prosseguindo com a BRASA a sua presença no país. A colaboração se extende a outros territórios lusófonos onde AIFO desenvolve há décadas atividades e projetos, quais a Guiné-Bissau e o Moçambique.

BRASA mantém estreito relacionamento com o Grupo ILEP Brasil, formado por representantes ativos no Brasil (DAHW Fundhans e NHR Brasil) dos organismos internacionais que fazem parte da ILEP – International Federation of Anti-Leprosy Associations, com sede central em Genebra.

Parceiros associados da BRASA

Secretarias de Saúde dos Estados do AcreGoiás e Pará, por meio das suas coordenações estaduais de controle da hanseníase, na promoção de ações de diagnóstico e tratamento, reabilitação física e social, com apoio a atividades de formação de profissionais, organização de serviços, educação em saúde, aquisição de insumos e realização de campanhas.

Instituto Pobres Servos da Divina Providência de Marituba/PA, com um programa voltado para atividades de reabilitação física e social de pessoas atingidas pela hanseníase, desenvolvidas na Unidade de Referência Marcello Candia, em Marituba/PA.

GAMAH – Grupo de Apoio a Mulheres Atingidas pela Hanseníase – com sede no Distrito Federal, cujas atividades envolvem ações de reabilitação social, programas educativos e culturais, grupo de autocuidado, profissionalização, geração de renda e luta em favor dos direitos humanos e contra o preconceito, de modo a facilitar a integração das mulheres atingidas na comunidade e auxiliar na recuperação da autoestima.

Espaço Cultural Vila Esperança – na cidade de Goiás/GO, objetivando favorecer, de forma continuada, o desenvolvimento de crianças e adolescentes, por meio da prática de atividades pedagógicas, artísticas e culturais, baseadas no resgate cultural das próprias origens africanas e indígenas, visando a valorização da pessoa humana e a formação de cidadãos conscientes e independentes.

PAMEN – Pastoral do Menor, em Abaetetuba/PA, com a finalidade de estimular um processo de sensibilização, conscientização crítica, organização e mobilização da sociedade, buscando a efetiva garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

ADEFIS – Associação dos Deficientes Físicos de Santarém/PA – , no apoio a atividades de luta pelos direitos sociais e contra o preconceito, graças a ações educativas e sensibilização da sociedade, profissionalização e geração de renda, buscando a auto-suficiência e o pleno exercício da cidadania.

COMSAÚDE – Comunidade, Saúde e Desenvolvimento – em Porto Nacional/TO, com uma parceria ativa no combate à hanseníase, para crianças em situação de desnutrição, na profissionalização e geração de renda para adolescentes e jovens, apoiando as atividades de uma Escola Família Agrícola.

Outras parcerias

Associação Padre Leo Commissari de São Bernardo do Campo/SP, no trabalho de inclusão social e resgate humano com as pessoas, especificamente jovens e mulheres, em situação de desvantagem social nas periferias da Grande ABC Paulista.

UNISOL Brasil, central de cooperativas de economia solidária, ajudando a desenvolver específicas ações de inclusão no mundo do trabalho de pessoas com deficiência física e psicossocial, além de contribuir para a defesa e promoção dos direitos humanos, nos moldes da Convenção ONU para os Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

SORRI Brasil, parceiro natural da BRASA pelo histórico ligado à luta contra o preconceito que atinge os doentes e ex-doentes de hanseníase, com compromissos recíprocos atualmente direcionados para a inclusão social e a reabilitação comunitária de pessoas com deficiência, especialmente nas áreas rurais do Norte e do Nordeste do País.

APAE São Paulo, parceiro estratégico pelo amplo know-how de atendimento, apoio à inclusão social e pesquisa, colaborador de BRASA em várias propostas baseadas no desenvolvimento inclusivo comunitário e nas ações de emprego apoiado em prol das pessoas com deficiência.

Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Sistema de Saúde Mental do Estado da Bahia (AMEA), organização dedicada à inclusão social das pessoas em condição de saúde mental, parceiro da BRASA em projetos de promoção dos direitos das mulheres em condição de saúde mental.

ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental surgiu para defender e promover os direitos humanos das pessoas com condição de saúde mental/deficiência psicossocial, e é parceira da BRASA em programas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, incidindo também na luta contra o preconceito e a favor da inclusão social e no mundo do trabalho.

FEDECABA – Federación de Cooperativas Autogestionadas de Buenos Aires Para Otra Economía (Argentina) é parceira da BRASA em programas de economia solidária e, em especial maneira, para favorecer o empreendedorismo de pessoas com deficiência física e psicossocial.

Google Grants

BRASA é beneficiária de um prêmio do Google Grants. O programa Google Grants apoia organizações sem fins lucrativos que compartilham a filosofia do Google de serviços comunitários para ajudar o mundo em áreas como ciência e tecnologia, educação, saúde pública global, meio-ambiente, defesa dos jovens e artes. O Google Grants é uma solução de publicidade em espécie que oferece como prêmio publicidade on-line gratuita para organizações sem fins lucrativos por meio do Google AdWords.

Ser feliz é fazer os outros felizes. O tesouro que eu vos deixo é o Bem que eu não fiz, que teria querido fazer e que vós fareis depois de mim. Raoul Follereau

i