A BRASA

BRASA foi instituída no Brasil em 2013 para dar continuidade às atividades desenvolvidas no Brasil desde 1961 pela AIFO – Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau, organização italiana para a cooperação internacional nas áreas social e de saúde. BRASA mantém com a AIFO estreita relação institucional e intercâmbio, compartilhando princípios e diretrizes de ação.

Atuamos para favorecer o desenvolvimento inclusivo de pessoas com deficiência, mulheres e jovens socialmente vulneráveis e pessoas acometidas pela hanseníase. Focamos em desenvolver redes de parceiros da sociedade civil e do setor público, criamos e realizamos projetos sociais, favorecendo promoção de direitos, empregabilidade, constituição de cooperativas de trabalho solidário e crescimento da economia sob medida das populações marginalizadas, alimentada de maneira sustentável e equitativa.

NOSSOS PRINCÍPIOS

  • Igualdade e solidariedade entre as pessoas;
  • Respeito da pluralidade e da diversidade cultural e religiosa, pois “existe somente um céu para todo o mundo” (Raoul Follereau);
  • Valorização da dignidade e da promoção humana.

NOSSOS VALORES

  • Contribuir para a formação de uma cultura de paz, justiça, solidariedade e respeito ao meio ambiente, destinada a superar as causas estruturais da pobreza, opressão e todas as formas de exclusão e discriminação;
  • Promover a integração social de grupos vulneráveis da população;
  • Favorecer a criação e a consolidação de redes de Organizações da Sociedade Civil dos setores da saúde, das pessoas com deficiência, dos direitos humanos, da infância e adolescência, e a articulação política e social das mesmas.

NOSSA MISSÃO

Promover ações orientadas ao desenvolvimento sustentável da população por meio da implementação de programas específicos de saúde e ação social e com a finalidade de favorecer a promoção e a defesa dos direitos humanos das pessoas, com especial atenção às pessoas atingidas pela hanseníase, às pessoas com deficiência e aos grupos ou faixas da população que vivem situações de vulnerabilidade social.

NOSSA VISÃO

Desenvolver ações a fim de contribuir para um mundo cada vez mais humanitário, almejando uma civilização do amor.

crianças de porto nacional, se apresentando. Fazem parte do projeto tambores do tocantins, da COMSAÚDE

Ser feliz é fazer os outros felizes. O tesouro que eu vos deixo é o Bem que eu não fiz, que teria querido fazer e que vós fareis depois de mim.

Raoul Follereau

A EQUIPE DA BRASA

A Associação é presidida pelo Diretor Presidente, Claudionor da Silva Araújo, pela Diretora Administrativa Rosinalda Correa da Silva Simoni e pela Diretora Técnica, Adriana Natalia Silva Sales.

O Conselho fiscal é formado por Luciana Pereira de Souza, Jéssica Sabrina Caetano de Sales e Cordeiro Nascimento.

Diretoria e Conselho fiscal foram eleitos em março de 2021 e ficarão em vigência até março de 2025.

A gestão das atividades e projetos da BRASA é realizada pelo seu Coordenador Geral Stefano Simoni.

BRASA conta com o apoio de todos os parceiros presentes em várias partes do Brasil, e trabalha em constante contato e compartilhamento com a sede central da AIFO na Itália e as Coordenações AIFO presentes em outros países do mundo.

 Claudionor da Silva Araújo

Claudionor da Silva Araújo

Presidente

Pessoa com deficiência física adquirida, residente e domiciliado na cidade de Santarém, na região oeste do Pará. Atualmente é Presidente da Associação Brasil Saúde e Ação – BRASA e também Presidente da Associação dos Deficiente Físicos de Santarém – ADEFIS. Conselheiro Titular e Secretário da mesa diretora do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/Pará. Funcionário Publico Municipal em Santarém/Pará. Militante desde 1987 no segmento da pessoa com deficiência no estado do Pará.
Dra. Rosinalda Corrêa da Silva Simoni

Dra. Rosinalda Corrêa da Silva Simoni

Diretora Administrativa

Quilombola, Historiadora pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Arqueóloga e Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO.

Adriana Natália Silva Sales

Adriana Natália Silva Sales

Diretora Técnica

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG e Especialização em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Desportiva pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO.

Stefano Simoni

Stefano Simoni

Coordenador-Geral

BRASA é gerenciada pelo Coordenador-Geral Stefano Simoni, que possui MBA em Administração Estratégica e é Gestor de Projetos Sociais certificado PMD Pro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas e Organizações do Terceiro Setor, atuando como Consultor de planejamento estratégico e idealização, construção, gestão, monitoramento e avaliação de projetos sociais e de saúde para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos. Tradutor freelancer com experiência em cooperação internacional para desenvolvimento social, tecnologia da informação e legendagem de vídeos. Responsável (2004-2013) do “Observatório de Pobreza e Recursos” (OPR) da Caritas Toscana, Itália, com publicação de 10 Relatórios Anuais (Dossiers) sobre fenômenos de empobrecimento e recursos para combater a vulnerabilidade social.

E-mail stefano@brasa.org.br

BALANÇO FINANCEIRO

Consideramos importante a demonstração do nosso balanço financeiro anual, pois a transparência de uma organização como a BRASA é essencial para o relacionamento entre doadores e apoiadores dos nossos projetos. Em outras seções do nosso website, você pode encontrar cada projeto aqui descrito e o impacto de cada trabalho desse possui em cada região onde atua.

O balanço está descrito nas diferentes fontes de arrecadação e onde destinamos a verba para a realização de ações que contribuam para a redução das desigualdades por meio da inclusão social e no mundo do trabalho das pessoas mais vulneráveis no nosso país.

Nossos projetos são realizados por mais do 80% com doações que vêm de editais nacionais e internacionais: desta forma, definição e prática de indicadores de resultado e de fontes de verificação, e monitoramento e avaliação dos projetos constituem atividades constantes, bem como, rigorosas prestações de contas narrativas, avaliativas e financeiras.

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS 

i

VIVER É AJUDAR A VIVER

Colabore com a gente:
DOE AGORA!