Uma instituição construída em tempos de transformações: fim dos confinamentos das pessoas com hanseníase nas colônias, fim da ditadura civil- militar, adoção do PQT e constituição do SUS. Eram tempos de esperanças, ainda que permeada pelo receio das mudanças, mas para muitos que traziam no corpo e na alma, as marcas de uma doença tão estigmatizada, abriu-se uma nova perspectiva.

Quantas mãos estiveram envolvidas nessa construção e constituição da URE (Unidade de Referência especializada)? Anônimos e conhecidos doadores, entidades parceiras, gestores comprometidos e profissionais abnegados.

Cada um de alguma forma deixou escrito no grande livro da história da URE. Importante lembrar dos vários diretores, Paulo Mendonça (In memorian), Dra. Nazaré, Dr. Apolonio Carvalho Nascimento, Márcia Mamede, Rosângela Coelho, Renata Novaes e agora a enfermeira Fátima Arrais que já era servidora da URE.

Importante lembrar de alguns servidores q fizeram parte desses 30 anos, José Luiz Vieira, Maria Crocciati, Inalda, Conceição Benoliel,Débora, Silvana, Tamar Parente, Michele Malcher, Elzeman Thiego, Danielma Castro, Alda, Silvia, Elisangela, Simone Palheta, Washington, Leila, Regina, Dr.Mauro Leal, Dra Carla Pires, Dr. Edmundo, Dr. Mauro Leal, Dra. Marília Brasil, Dr. Orfeu, , Wellington, Paulo André, Anderson Pantoja, Arlindo, Mara Patricia, Patricia Pinheiro, Seu Nélio, D. Lindalva, Gildete Silva, Cristina Sarmanho, José Contente, Ilma Colombo e tantos e tantos outros. Os que estão em outro plano, como Tarcísio e D. Socorro.

Apoie o trabalho da URE Marcello Candia. 

Aos pesquisadores do LDI, sob a coordenação do Dr Claudio Salgado, trouxeram e trazem novos conhecimentos sobre a patologia e suas implicações.

A URE atendeu mais de 50 mil cidadãos, alguns já não estão mais entre nós, como Seu Raimundo, Seu Laurivaldo, Seu Maurício e nosso saudoso Seu Luiz, entre outros tantos que tinham na URE, um lugar de acolhimento.

Aplausos especiais aos parceiros institucionais como Instituto Pobres Servos da Divina Providencia, a Fundação Marcello Candia, AIFO, a BRASA que tem sido importantíssimos nessa história. Além da presença do Morhan participando, sugerindo e cobrando. Todos nós, ajudamos na construção dessa história. Desse imenso patrimônio repleto de saberes e fazeres.

Somos uma instituição pública, composta por servidores cuja missão é atender de forma humanizada, integral e resolutiva, cada um que chega até nós.

Que possamos juntos lutar para garantir esse legado, que possamos resistir contra as arbitrariedades e os ataques ao SUS, que possamos atuar de forma plena para a efetivação dos direitos das pessoas.

Viva a URE! Vida longa!

Em nossa programação, uma rápida celebração religiosa, homenagem ao IPSDP, com sermão do Padre João Pillot. Agradecimentos a Dra. Nazaré Macedo pelo compromisso e dedicação, e gratidão também a João de Deus pelos serviços prestados nesses 30 anos com distribuição de lanches para pacientes e servidores. Estes últimos, receberam uma bela caneca com o logo de 30 anos.

Uma bela festa organizada pela Direção e servidores, com apoio das instituições parceiras.

Texto publicado originalmente na página do Facebook da URE Marcello Candia

A URE Marcello Candia é parceira da BRASA na luta contra a hanseníase e outra doenças negligenciadas, em Marituba, no estado do Pará. A instituição promove acolhimento e apoio durante o tratamento da doença estigmatizada que atinge a milhões de brasileiros.

Conheça mais sobre os projetos da BRASA.