Na terça-feira 6 de novembro, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) abriu para consulta pública a atualização da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI).
A expectativa do órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) é de que alunos, familiares, instituições de ensino e pesquisadores da área participem do debate até 21 de novembro. As alterações na política para educação inclusiva foram anunciadas em abril deste ano pelo MEC, gerando polêmica. Segundo a pasta, o objetivo é adequá-la à legislação mais recente, melhorando a organização dos serviços e ampliando o atendimento a esse público.
No entanto, especialistas da área como Guacyara Labonia Guerreiro, coordenadora da ONG Mais Diferenças, enxergam as alterações propostas como “um retrocesso”.
Entre as principais mudanças, a reforma retoma a então superada visão de Educação Especial como modalidade escolar, na contramão da perspectiva atual que entende a necessidade de um ensino transversal que complemente as atividades desenvolvidas na sala de aula comum.
Leia a matéria completa, de Thais Paiva e Ingrid Matuoka, no site do Centro de Referências em Educação Integral
Para participar da Consulta Pública podem seguir este link