Roda de conversa sobre a pesquisa de mestrado desenvolvida por Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana

Na noite do dia 24 de julho de 2019 ocorreu uma roda de conversas no Quilombo do Espaço Cultural Vila Esperança como devolutiva da pesquisa realizada por Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana sobre a Escola Pluricultural Odé Kayodê. Participaram da roda educadores da escola, pais, estudantes e egressos, professores do Instituto Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás.

A dissertação de mestrado de Jonathas intitulada “CADERNOS, TRANÇAS, FLECHAS E ATABAQUES: a Escola Pluricultural Odé Kayodê sob uma ótica decolonial, complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa” foi orientada pelo Prof. Dr. João Henrique Suanno e apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás em 2018 em Anápolis.

A roda de conversas no Quilombo da Vila Esperança (que contou com a participação de Robson Max, antropólogo e diretor do Espaço Cultural Vila Esperança; e dos professores João Henrique e Marilza Suanno) acorreu de forma muito democrática com Jonathas expondo os referenciais que embasaram a pesquisa e algumas de suas observações a respeito da metodologia e prática da EPOK. A todo o momento os educadores e demais professores interviam com considerações o que favoreceu um diálogo realmente feito em roda, contribuindo para o pensar sobre o que se está sendo alcançando e o que pode melhorar na atuação da escola da Vila Esperança.

Na mesma noite foi anunciado que a Escola Pluricultural Odé Kayodê receberá um Certificado de Escola Criativa e instituição polinizadora de projetos inovadores e práticas educativas transformadoras, outorgado pela Rede Internacional de Escolas Criativas. A escolha da EPOK para recebimento deste reconhecimento ocorreu no início do mês de julho na Universidade de Barcelona onde o Prof. Dr. João Henrique Suanno apresentou a Escola da Vila Esperança na mesa “Diálogo de experiências criativas”.

Leia a matéria completa no site oficial do Espaço cultural Vila Esperança