A COVID-19 atingiu níveis impensáveis no Brasil e a AIFO – em rede com seus parceiros – está organizando atividades específicas, em particular seminários formativos focados na medicina local e de proximidade, e no papel da saúde básica na luta contra doenças virais.
Agentes de promoção social foram treinados para disseminar campanhas com informações simples e cientificamente fundamentadas para prevenção e assistência básica em caso de contágio, com especial atenção às pessoas com deficiência e a população ribeirinha de Santarém.
A matéria explana nossa delicada realidade pandêmica frente ao mundo, estando atrás nos maiores números de maiores casos e de mortes por coronavírus, apenas dos Estados Unidos e da Índia.
Trabalhando para um fortalecimento do sistema de saúde através do intercâmbio de boas práticas, a nível nacional e internacional.
Pesquisa – BRASA e Associados, unidos contra a COVID-19, estudo da situação e estratégias de emergência em resposta à pandemia.
Em maio, a BRASA elaborou uma pesquisa para entender como os associados estavam reagindo à pandemia, como estão apoiando os beneficiários locais e ainda, como fariam para garantir a própria sobrevivência em comparação ao período anterior a chegada da covid-19 e com as informações, elaborar uma perspectiva pós-pandemia.
A pesquisa foi respondida por 23 parceiros no total, entre eles, coletivos e movimentos sociais, organizações não-governamentais e profissionais do Sistema único de Saúde (SUS).
Os aprendizados com o estudo foram de que, nossos parceiros estavam com operações ricas de projetos transdisciplinares e multissetoriais antes da pandemia.
Já na fase aguda da pandemia, foi possível observar que os grupos mais vulneráveis foram penalizados e em muitos casos viram seus projetos serem suspensos, alguns para dar prioridade às emergências da covid-19 como, prevenção do contágio e segurança alimentar da população.
O estudo mostrou que a formação de redes de apoio é um dos meios vistos como mais úteis para assegurar uma boa capacidade de reação. Incluíram a necessidade de se reorganizar rapidamente com novas tecnologias que estrategicamente permitam eficiência organizacional.
Luta à Infodemia – Foi um dos projetos centrais no combate à covid-19 que permitiu informar 12 mil pessoas
Outros projetos realizados no Brasil com BRASA e AIFO – Aliados contra a COVID-19: informar e prevenir, proposto pela NHR Brasil com os parceiros DAHW Brasil. O projeto de comunicação para comunidades vulneráveis em Sobral, São Gabriel da Cachoeira e Santarém, através de programas de rádio e da divulgação de material educativo e impresso.
A participação na rede Brasilândia Solidária, uma iniciativa cidadã para ajudar a combater a pandemia; e trabalhando para um planejamento concreto e sustentável de atividades pós-emergenciais na região da Vila Brasilândia.
Propostas de projetos de emergência realizados em conjunto
Com nossos parceiros ADEFIS de Santarém e Comsaúde de Porto Nacional
Participação nas reuniões promovidas pela Rede Economia Viva, com o objetivo de definir novas parcerias no campo das atividades de economia solidária, e assistência global a pessoas e grupos vulneráveis.
Produção de vídeos com base em assistência específica para pessoas com deficiência intelectual que, em forma audiovisual, fornecem informações sobre a prevenção de infecções por COVID-19 e o uso de máscaras.