No dia 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, criado pelas Nações Unidas, este ano está sob a bandeira da inclusão. Não é suficiente, de fato, que as pessoas, independentemente do seu nível de habilidade, possam acessar a qualquer área (casas, ruas, transportes, escolas, edifícios públicos, etc.) ou possam se comunicar de maneira apropriada. É preciso garantir “todos os direitos para todos” para que todos e todas possam participar da construção da vida coletiva na sociedade e nas instituições. Um enorme desafio, uma vez que é estimado em um bilhão, 15% da população mundial, o número de pessoas afetadas por uma forma de deficiência.
Durante anos, a AIFO se especializou em programas de desenvolvimento nos países ou regiões mais pobres para promover a inclusão social de pessoas com deficiência. Desde a sua experiência histórica no cuidado e reabilitação de pacientes com hanseníase, AIFO apóia ações para contribuir a construir ou reconstruir a autonomia das pessoas, por meio da reabilitação, e para colocá-los nas comunidades onde eles vivem como partes ativas e responsáveis, nos campos social, cultural e econômico.
A inclusão social é, portanto, o objetivo dos projetos que a AIFO realiza no mundo. Com base nessa experiência, a AIFO está prestes a concluir, em nome do Ministério Italiano das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, um programa para fortalecer a inclusão da questão da deficiência na cooperação italiana. Dentro da rede italiana de deficiência e desenvolvimento (RIDS) da qual a AIFO é membro fundador, promoveu ações em três países (Palestina, Tunísia e Moçambique) para avaliar as atividades empreendidas e impulsionar a cooperação internacional inclusiva que considere a pessoa com deficiência, envolvendo instituições e sociedade civil local. Além disso, seminários foram realizados nas universidades italianas e nas escolas. O programa terminará ainda este ano com o mapeamento dos programas de cooperação italiana no mundo para uma revisão das ações realizadas até o momento.
A inclusão dos últimos e das pessoas com deficiência é também a principal atividade que os grupos da AIFO espalham pelo território italiano, atuando em diferentes áreas e de várias formas, juntamente com um intenso trabalho de informação e conscientização.
O artigo original (em italiano) pode ser lido neste link: http://www.aifo.it/informazioni/news/articolo/una-giornata-per-l-inclusione-della-disabilita