O documentário foi realizado a partir de uma parceria entre a UFF e a TV universitária (UNITEVÊ) e mostra como foi esse primeiro ano de RERSUS e o que o projeto significa na área dos cuidados intermediários para ambos territórios: Brasil e Itália.
RERSUS promove a cooperação internacional no campo da saúde entre o Brasil e a Itália ( Região- Emilia-Romagna), que se dedicou no ano 2019, ao campo dos cuidados intermediários no SUS, tendo como cenário de aplicação a Rede de Saúde de Niterói. O documentário dedicou-se na reunião de depoimentos e da discussão dos potenciais impactos do dispositivo de Cuidados Intermediários no Brasil principalmente na sua interface com a Atenção Básica no cuidados das condições de cronicidade e da população mais idosa.
Os Cuidados intermediários são aqueles que empenha-se especialmente na reabilitação e recuperação do paciente. Um exemplo é a atenção aos pacientes pacientes crônicos, em que o profissional da saúde não se preocupa efetivamente a cura de um doente, mas no gerenciamento das medicações e do estilo de vida do paciente,
Com mais ou menos 10 encontros em 2019, italianos e brasileiros da área social da saúde compararam e refletiram as principais lacunas de cada sistema, em cada país. Sabemos que problemas de saúde de um território, estão diretamente ligados aos problemas sociais da comunidade, e por isso o agente de saúde que também está inserido no contexto conhece com familiaridade, as mazelas de sua vizinhança.