Modelo de desenvolvimento para a juventude de Goiás, com mais de 30 mil jovens atendidos ao longo de 18 anos, o programa Jovem Cidadão  ganha novo enfoque social e inclusivo com a abertura de 500 vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD), iniciativa que passa a integrar o Goiás na Frente Terceiro Setor.

O Jovem Cidadão PCD será lançado nesta sexta-feira, dia 20, no Centro de Excelência do Esporte – Estádio Olímpico, às 14 horas, em Goiânia.

Para participar do programa, o jovem PCD tem de ter idade mínima de 14 anos, ser originário de família com renda de até quatro salários mínimos. Na inscrição, o jovem deverá apresentar laudo médico que indique a deficiência. Os participantes atuarão em órgãos públicos nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) na capital e interior, com carga horária de 20 horas semanais.

Tecnologia social reconhecida

Goiás é vanguarda em tecnologia da aprendizagem no Brasil. Idealizado e desenvolvido pela Fundação Pró-Cerrado (atual Renapsi), o Jovem Cidadão 

As 500 vagas para Pessoas com Deficiência dão ao Programa Jovem Cidadão enfoque social e inclusivo

completa 18 anos de atuação junto ao Governo de Goiás, em uma parceria que posiciona o Estado como referência nacional e internacional em programas sociais de inclusão laboral juvenil.

O programa, reconhecido pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, tem como base legal a Lei Federal 10.097/2000 (Lei de Aprendizagem) e decreto 8.401/2015. Com foco na formação integral do jovem, sua qualificação profissional e encaminhamento ao mundo de trabalho com carteira assinada, a execução do programa está estruturada em cinco eixos de gestão: Gestão de Relacionamento, Gestão Trabalhista, Gestão Educacional, Gestão Social e Gestão de Monitoramento e Avaliação.

A carteira irá assegurar que os portadores do transtorno tenham seus direitos garantidos, já que o transtorno não é facilmente identificado. “Famílias de autistas relatam que, sem a documentação, é difícil comprovar a condição e receber o atendimento adequado”, explica o gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Secretaria Cidadã, Willian Veloso.

Como fazer a Carteira de Identificação do Autista?

A Carteira de Identificação do Autista (CIA) foi instituída via decreto governamental nº 9107, de dezembro de 2017. Para fazer o documento é necessário procurar a gerencia de Promoção Direitos da Pessoa Com Deficiência, da Secretaria Cidadã com os documentos:

– Preencher o requerimento que está no site: http://www.secretariacidada.go.gov.br/index.php/carteira-de-identificacao-do-autista-cia

–  Relatório médico, confirmando o diagnóstico com a CID 10 F84;

–  Documentos pessoais, bem como dos de seus pais ou responsáveis legais (Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e CPF) e comprovante de endereço, em originais e fotocópias.

Mais informações: (62) 3201-850