Michelle Bachelet, duas vezes eleita presidente do Chile e primeira chefe da ONU Mulheres, foi confirmada em agosto como nova alta-comissária das Nações Unidas para os direitos humanos, substituindo o jordaniano Zeid Ra’ad Al Hussein.

Como principal autoridade de direitos humanos da ONU, a alta-comissária é encarregada de promover e proteger a garantia e plena realização, para todas as pessoas, de todos os direitos estabelecidos na Carta das Nações Unidas e sob leis e tratados internacionais de direitos humanos.

Ela também é encarregada de impedir violações, promover cooperação internacional, ser a coordenadora de ação na ONU e fortalecer todo o Sistema ONU no âmbito dos direitos humanos.

Minutos após o nome de Bachelet ser aprovado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse a jornalistas estar “encantado” com a notícia da nomeação oficial, descrevendo a ex-presidente chilena como uma “pioneira”, que tem sido “uma figura tão formidável no Chile, sua terra natal, quanto nas Nações Unidas”.

Pouco após assumir o cargo, no início de setembro, Bachelet esteve em Nova Iorque para o debate geral da Assembleia Geral da ONU. Ela falou ao UN News sobre a situação de direitos humanos no mundo, formas de protegê-los e prioridades de seu mandato.

Leia a íntegra da entrevista a Michelle Bachelet no site de UN News Brasil