O Coordenador Geral da BRASA Stefano Simoni participou nos dias 30 de maio – 02 de junho do XIII Congresso da Rede Unida, no Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus / AM.

Cerca de 3000 entre trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de organizações e movimentos sociais, das áreas da educação e da saúde, participaram de mais uma edição de seu Congresso Internacional, que aconteceu de 30 de maio à 02 de junho de 2018, em Manaus, no Amazonas. Em sua 13ª edição, o Congresso Internacional da Rede Unida trouxe como tema central “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”.

Aqui, no coração da floresta, é lua cheia e faz clarão…as águas e as gentes se encontram, compomos o canto da floresta, ritmado e forte. Nós somos a pluralidade de várias vozes que não se calam, que seguem dialogando, refletindo, ressignificando e re-construindo processos de saúde e vida, em uma rede de lutas, claridades e de esperanças.

O Amazonas foi pela primeira vez sede do Congresso Internacional, o primeiro grande evento da Rede Unida na região, que aconteceu no campus da UFAM, a mais antiga instituição federal do país, com 108 anos.

A Comissão Organizadora realizou um grande encontro permeado por compartilhamento de saberes, reflexões-críticas, aprendizados, cultura, arte e muitas afecções, uma grande oportunidade para pensar e produzir o cuidado e a saúde envolvidos pelas energias da mãe-terra e de sua exuberante natureza.