*Texto por Warlinsson De Castro
O II Seminário do Projeto Bem viver foi um sucesso. Trazendo a temática sobre: Os Paradigmas da Inclusão Social e o Mercado de Trabalho. Logramos êxito em mais um evento que uniu os movimentos adjacentes na luta pela qualidade de vida da pessoa com deficiência a ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE SANTARÉM –ADEFIS em um só GRITO.
Estavam representados no evento:
Comunidade Surda de Almerim – Pa
Casa de Saúde Índigena de Santarém – CASAI
Arquidiocese de Santarém.
Ministério Publico do Trabalho – MPT
Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTRAS.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – SANTARÉM
Associação Santarena para a Inclusão das pessoas cegas – ASSIC
Associação de Surdos de Santarém – ASUSANT
Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Pará – SINASPA
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS
Para assistir a gravação do evento, basta acessar a página do Facebook da ADEFIS.
Durante o evento, foram apresentados palestras e diálogos sobre a temática escolhida no viés da inclusão efetiva no mundo do trabalho. O objetivo deste evento pautou-se em promover conhecimentos e sensibilizações de todos os atores envolvidos nessa proposta, que já vem sendo trabalhada ao longo de dois anos, pelo PROJETO BEM VIVER em Santarém.
Destacamos a participação das empresas: Cargil, Hospital Regional do Baixo Amazonas – HRBA, e ao Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES.
Evidenciamos o compromisso com sociedade Santarena da Empresa, Rede de Supermercado AVANTE, e da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que possibilitaram a participação de seus colaboradores com deficiência – Robson Maia Pimentel e Jonnathan Costa para apresentar seus depoimentos acerca de experiência de inclusão e interação em seus respectivos trabalhos.
Com louvor, pelo objetivo alcançado agradecemos aos palestrantes convidados:
Instituto Jô Clemente – IJC representado por Victor Martinez e Marcia Pessoa.
Consultor em assuntos de Inclusão de pessoas com deficiência – Romeu Kazumi Sassaki;
Procurador do Ministério Público do Trabalho – Eduardo Serra;
Coordenador Geral do Projeto – Stefano Simoni;
Nossos agradecimentos estendem-se ainda, Ao presidente da ADEFIS, o senhor, Claudionor Araújo, Coordenadora Local – Ládia Rufino, aos Coordenadores de equipes; Amanda Castro, Warlisson Oliveira, Soliane Reais, Edissimar Prata, Fatima Barroso e Wadson Fidelis. Aos 40 Gentes Diocesanos de Inclusão Social que sem dúvidas realizaram suas atribuições com maestria, e esse sucesso, atribui-se a cada agente, e ao profissionalismo e apoio técnico de Débora Manzano.
Para conhecer mais projetos da BRASA com a ADEFIS, acesse o link.