A Escola Família Agrícola do Tocantins é uma instituição de ensino que compõe os serviços de atendimento da COMSAÚDE e oferece desde a Educação básica até a Educação profissional voltada para a juventude camponesa do estado.
A pedagogia da Alternância é uma metodologia própria em que o aluno passa uma semana na escola e a outra volta para sua casa, onde ele aplica os conhecimentos adquiridos para ajudar a suas famílias.
Essa é uma prática que faz sentido porque garante maior eficiência do processo de aprendizado e ainda assegura a alimentação adequada para o estudante que vive mais afastado da escola. Porém, a região rural dos 41 municípios onde vivem os alunos, também sofreu consequências da pandemia no ano de 2020. O diretor da EFA, Ozeias Cerqueira, relata em vídeo, as dificuldades enfrentadas e as estratégias para envolver os 215 estudantes matriculados durante o período de suspensão das aulas presenciais.
Envolver e motivar o aluno Ozeias conta que o principal desafio foi manter o aluno interessado nos estudos em uma região com pouco acesso à internet e envolver toda a comunidade escolar foi fundamental nesse processo de grandes mudanças na vida do jovem.
“Ano passado foi muito crítico, pois os alunos passaram uma semana ou duas e já tiveram de voltar, pois, havia sido suspenso o ano letivo […] Nossos estudantes são oriundos de municípios que não tem acesso ou que tem muita dificuldade de acesso à internet. Era necessário manter o vínculo do estudante com a escola, e para isso, implantamos um sistema para levar o material aos estudantes.”
Além disso, a falta de motivação para estudar foi uma das principais adversidades que atravessou todos os alunos de forma global durante a pandemia: “Um dos desafios foi motivar o estudante a se manter na escola mesmo fora do convívio social e coletivo que é o da pedagogia da alternância. Fizemos muitas reuniões entre famílias e professores para motivar o estudante […] precisamos entender a realidade dele, conhecer quais os seus sonhos para fazer com que ele entenda que a educação é a ferramenta capaz de transformar o meio que ele vive.”
Ozeias enaltece as parcerias entre os sindicatos, o poder público e a colaboração das 420 famílias para que o todo o esforço trouxesse resultados satisfatórios.
A Comsaúde e a Prática da Educação
Em 31 de janeiro de 1994, há exatos 26 anos, brotava ali, em meio ao cerrado, um verdadeiro oásis para a juventude camponesa: a EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO.
A EFA é mais uma iniciativa da COMSAUDE – Comunidade de Saude, Desenvolvimento e Educação, entidade que há meio século, dissemina sonho e esperança para a s populações menos favorecidas. Até aquele ano, as crianças do campo só estudavam em salas multisseriadas até a quarta série (hoje quinto ano). Para continuar estudando os filhos tinham que deixar suas famílias no campo para estudar na cidade ou parar de estudar ou, ainda, a família mudar -se para a cidade.
A EFA é então criada para assegurar a educação formal aos filhos e filhas dos camponeses, com uma dinâmica que permite a continuidade dos estudos sem necessidade de interromper os laços familiares.
Como toda iniciativa gestada no meio do povo, a EFA sempre enfrentou inúmeros desafios. Desde a manutenção financeira de uma escola com público e proposta pedagogica específica, a estruturação de quadro de pessoal que assuma, de fato, a missão da escola ou mesmo pela sua linha politico-filosófica.