A pandemia afetou drasticamente o mundo em diversos níveis e no trabalho das Organizações de sociedade civil não poderia ser diferente. Nosso exercício se faz cada vez mais necessário para reduzir os impactos sociais, econômicos, ambientais e principalmente, na saúde das pessoas mais vulneráveis dos territórios.
Com o objetivo de tentar facilitar um pouco a vida dos nossos colegas de organizações não-governamentais, é que estamos divulgando alguns links que compilamos com os mais variados projetos focados na minimização dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
O Instituto Socioambiental, lançou uma plataforma de monitoramento da situação indígena na pandemia do novo coronavírus no Brasil: apresenta dados epidemiológicos das principais etnias indígenas do país, o índice de vulnerabilidade das terras indígenas à COVID-19 (com base no perfil etário da população, na situação de risco social, na disponibilidade de leitos e outros fatores), um mapa, constantemente atualizado, sobre as terras indígenas no Brasil e a vulnerabilidade global de cada território, um blog e mais informações sobre a nova doença, a saúde indígena e outras temáticas sociais e de saúde.
A associação Forpoint, sem fins lucrativos e dedicada à formação e inovação no domínio da saúde, publicou um site que permite pesquisas rápida de artigos médicos ligados ao novo coronavírus, indexados por temas.
A Associação Brasileira das ONGs (ABONG) lançou a Rede Solidária, uma iniciativa nacional de cadastro, monitoramento de ações de solidariedade realizadas na emergência COVID-19, no intuito de facilitar o conhecimento do que está acontecendo no território para contribuir a amenizar os efeitos indiretos da pandemia, além de fornecer apoio e informação de qualidade às comunidades mais vulneráveis. Além disso, a Rede Solidária permite às pessoas de se engajarem e de doar recursos econômicos para os projetos cadastrados.
Iniciativa parecida àquela da ABONG, embora tenha foco específico para periferias e favelas das grande cidades, é aquela do Instituto Marielle Franco.
O programa “Comunidade, presente!” do Itaú Social tem como foco apoiar famílias em situação de vulnerabilidade para amenizar os impactos causados pelo avanço da COVID-19.
O site oferece informações baseadas em evidências científicas sobre a COVID-19 e pode ser utilizado para embasar ou aperfeiçoar a comunicação com as pessoas que participam dos nossos projetos e com as comunidades que conhecemos.
A iniciativa Educação em Quarentena, do Centro de Referências em Educação Integral, monitora as redes municipais e estaduais de educação durante a pandemia do Coronavírus.