As entidades promotoras do Festival da Cooperação internacional comemoram com satisfação o andamento e encerramento positivo do evento no dia 14 de Outubro e agradecem a todos os participantes pela colaboração desse ano.

O tema “Pessoa, comunidade e Desenvolvimento inclusivo” foi amplamente debatido por diferentes perspectivas e ricas linguagens, graças aos excelentes relatores e convidados competentes e também aos participantes interessados no debate profundo do assunto e contribuir com os exempls e projetos das próprias nações.

Foram cerca de tres mil participantes diretos dos seminarios, encontros em escolas, shows e mostras fotográficas. A AIFO e a RIDS (Rede Italiana de deficiência e desenvolvimento) agradecem também as vizualização aos videos na página oficial do facebook que totalizou em pouco mais de onze mil.

Os debates evidenciaram que a abordagem inclusiva, principalmente em relação às pessoas com deficiência e migrantes, não é apenas essencial para garantir o respeito aos direitos humanos, mas também uma conveniência para toda a sociedade, pelas conseqüências na esfera econômica, social e cultural que correspondem à construção de sociedades abertas, sustentáveis e respeitosas com os direitos de todos.

Vale ressaltar que nesta terceira edição as novas adesões ao Festival foram consolidadas e ampliadas, por exemplo, com o patrocínio da AICS (Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento) e com a aceitação do papel do artista como madrinha da Annalisa Minetti. A mesma conferência de imprensa para apresentar o programa na sala de imprensa da Câmara dos Deputados é outro sinal significativo nesse sentido. O papel principal dos parceiros comerciais e financeiros foi confirmado, como o Cooperative Credit Bank de Ostuni e o Scaff System de Ostuni.

O tema da próxima edição do Festival da Cooperação internancional será anunciado logo e acontecerá do dia 5 ao dia 13 de Outubro de 2020 e será em Ostuni e na Puglia, Itália.