*Por Eduardo Enrique da ADEFIS
A exposição foi feita em uma Mesa de Diálogo entre instituições santarenas e possíveis ADIS.
Experiências e dados estatísticos foram compartilhados no primeiro dia do Encontro Aberto dos Agentes Diocesanos de Inclusão Social realizado em Santarém, no oeste paraense. O encontro foi organizado pela Associação dos Deficientes Físicos de Santarém – ADEFIS.
Nesse primeiro dia, os possíveis agentes tiveram a oportunidade de ouvir relatos sobre a inclusão das pessoas com deficiências no mercado de trabalho em Santarém, na chamada Mesa de Diálogo, coordenada por Márcia Pessoa, do Instituto Jô Clemente.
Na mesa estavam presentes representantes de instituições como, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém – APAE, Diretoria Regional do Trabalho – DRT, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e Setor da Juventude da Arquidiocese de Santarém.
O representante da Delegacia Regional do Trabalho, Carlos Edilson Matos, fez uma explanação sobre os dados de empregabilidade em Santarém, destacando o baixo número de pessoas com deficiências ocupando espaços nas empresas de Santarém. Segundo Edilson, a obrigatoriedade não é cumprida pelas empresas santarenas, por estas em sua maioria não terem número superior a 100 funcionários.
Maria do Céu, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, destacou a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Maria do Céu, que é pedagoga, destacou sua própria experiência, que não se acomodou por ser deficiente visual e estudou e hoje é servidora pública na área da educação. Maria do Céu, destacou a capacidade da pessoa com deficiência, que pode levá-la a ocupar cargos e funções em qualquer instituição ou empresa.
Ariane Macedo, do Setor da Juventude da Arquidiocese de Santarém, em sua oportunidade frisou a importância do Encontro. Segundo ela, a ala da juventude precisa observar a existência de pessoas com deficiências em sua volta e que precisam ser incluídas em suas atividades e movimentos a fim de serem capacitadas e se sentirem parte da construção da sociedade.
O encontro, realizado nos dias 03 e 04 no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, foi transmitido por meio da página da ADEFIS em uma rede social. E o conteúdo está gravado no link.
O encontro é para constituir o primeiro grupo de futuros e possíveis agentes diocesanos de inclusão do Projeto Bem Viver, realizado sob a responsabilidade da AIFO e da BRASA, e gerenciado operacionalmente pela ADEFIS, em parceria com a Arquidiocese, com a contribuição da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que destina parte do Oito por Mil da receita total do imposto IRPEF da Itália para ajudas caritativas a favor do Terceiro Mundo.
Links – Projeto Bem Viver e ADEFIS – Santarém