O Empoderação é um projeto de extensão universitária do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e parceiros, entre eles a Associação BRASA – Brasil saúde e ação.
Artur Custódio, o Coordenador nacional do Morhan, amigo e parceiro da BRASA, é um dos colaboradores convidados a participar do projeto. Junto a outros integrantes do Movimento de Reintegração da pessoa acometida pela hanseníase, como a Simone Reis. Além dela, Célio Marques do TELEHANSEN, Brenda Meneses, Jorge Garcia, Suerli Oscar os três do Teatro Bacurau.
As atividades em 2020 foram de planejamento, alinhamento de conceitos e ideias, mapeamento para escolha do município piloto. Por conta da pandemia, todos os primeiros encontros foram virtuais.
Em 2021, o projeto apoiou O Departamento de Políticas para Mulheres do Morhan Nacional na organização de encontros com a relatora especial da ONU para eliminação da discriminação as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares.
A Voluntária do Morhan e a amiga da BRASA, Paula Brandão, coordena e participa das atividades do Empoderação como as lives de intercâmbio, junto a equipe da BRASA, foram produzidos materiais técnico- educativos a partir da integração do projeto “Hanseníase em Redes de Interface”. Uma iniciativa da BRASA, Universidade Federal do Semi-Árido e Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.
Conheça mais iniciativas da BRASA pelo enfrentamento a hanseníase.
Os encontros aconteceram entre os meses de setembro e novembro de 2021, através da plataforma Zoom, com o apoio de tradutoras voluntárias. Esses encontros reuniram mulheres da América Latina, África e Ásia.
Em 2022, o Empoderação adotou como objetivos específicos: Desenvolver, junto aos estudantes de enfermagem, estratégias de enfrentamento e minimização do estigma e discriminação às pessoas atingidas pela hanseníase, suas famílias e comunidades.
Além de promover a formação de mulheres atingidas pela hanseníase em liderança, advocacy para saúde e mediação. Difundir saberes e práticas articuladas entre a universidade, os serviços de saúde e a comunidade, na área da saúde coletiva, sobre promoção da saúde, reabilitação de base comunitária e direitos humanos.
As temáticas das rodas de conversa são definidas pelas mulheres no grupo de WhatsApp Encontro de Mulheres do Brasil. As estudantes bolsistas das instituições envolvidas no Empoderação, e as voluntárias acompanham apoiando as mulheres do grupo, além de fazerem parte da organização.