*Texto por Stefano Simoni, Coordenador geral da BRASA

Foi realizada reunião com a equipe do NHR e com a Coordenação Municipal do Programa de Combate a Hanseníase para construção de uma parceria entre os projetos Hanseníase em Rede, gerenciado pela BRASA e o projeto IntegraDTNs++, gerenciado pela NHR Brasil, que tem atuado também no município de Mossoró.

O projeto IntegraDTNs++ propõe intervenção, pesquisa operacional e pesquisa avaliativa, tendo como objetivo desenvolver ações integradas de vigilância e atenção para hanseníase, tuberculose e outras Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs).

Nesse sentido, o IntegraDTNs++ pretende realizar diagnóstico situacional, mapeamento de casos, pesquisa operacional e avaliativa com as equipes de saúde e busca ativa de casos das doenças.

Foi dialogado, portanto, que seria interessante a atuação conjunta entre os dois projetos, enxergando que essa articulação pressupõe uma complementaridade entre os dois projetos, a medida em que o Hanseníase em Rede traz elementos mais voltados à organização da rede de saúde e participação ativa da comunidade.

A parceria firmada terá início no processo atual no qual o projeto Hanseníase em Rede a partir da participação da equipe do IntegraDTNs++ no Laboratório Comunidade para que, posteriormente se possa discutir coletivamente os próximos passos da parceria.

captura da tela em reunião entre sete pessoas, cada uma em sua tela a não ser a tela do canto superior direito com três pessoas. Logos adicionados digitalmente ao lado direito da imagem logo da brasa, NHR,UFRN,UERN, UFERSA, Município de Mossoró e Ministério da saúde.