Nos dias 20-22 de agosto o Coordenador Geral da BRASA Stefano Simoni encontrou os parceiros da Região Metropolitana de Belém.
No primeiro encontro desta rodada de troca com os parceiros, o Coordenador da BRASA se reuniu com o Diretor da URE Apolônio Nascimento, com a Coordenadora Estadual de controle de hanseníase Rita Beltrão, com a Gerente Administrativa da URE Polyanna Farias, e sucessivamente com o Coordenador local do Morhan Edimilson Picanço. O objetivo foi de analisar a situação dos parceiros envolvidos, dificuldades e sucessos, e de planejar futuras ações e novos projetos com o apoio e a experiência da BRASA e da AIFO. O encontro aconteceu na Unidade de Referência Especializada (URE) em Dermatologia, dedicada à memória de Marcello Cândia, situada em Marituba, e especializada no tratamento e cuidado de pacientes com hanseníase.
O Coordenador Geral da BRASA encontrou, com Rita Beltrão, o Secretário Estadual de Saúde do Pará, Vitor Mateus, com o objetivo de definir novas regras e modalidades de parceria entre as nossas entidades, à luz da efetivação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
Momentos de troca e de conhecimento aconteceram com os representantes da Associação Hansenpontocom no Pará, Irene Reis e David Mansur, aprofundando os descuidos no tratamento da hanseníase que, ainda hoje, se manifestam sobretudo no interior do estado do Pará.
O Coordenador Geral, recebendo um convite da Rita Beltrão, conheceu a Rede de Cooperação pela Segurança e Sustentabilidade (RCS2). Ela é uma iniciativa da Catedral de Belém e do local Observatório Social, e que pretende valorizar o papel da vizinhança no bairro mais antigo de Belém, Cidade Velha, e que se abriu a atividades de fomento de geração de renda e de economia solidária. O responsável da RCS2, Ivan Costa, é também presidente do Observatório Social de Belém, e participa da rede Bemfia, que compreende projetos sociais e iniciativas solidárias, geradoras de renda, que valorizam os recursos e os saberes fazeres locais, não apenas de Belém mas de boa parte do inteiro estado do Pará.
A viagem do Coordenador da BRASA prosseguiu para Abaetetuba e Barcarena, no interior do Estado, e os encontros com os parceiros destas cidades serão relatados no próximo artigo.
O Coordenador Geral da BRASA com Edimilson Picanço, Apolônio Nascimento e Rita Beltrão.
Com membros da RCS2, visitando um antigo quartel de bombeiros, na Cidade Velha de Belém.
Com David Mansur e Irene Reis da Associação Hansenpontocom.