A Escola Família Agrícola de Porto Nacional (EFA) é um projeto criado pela Comsaúde – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, em parceria com as Associações de Agricultores Familiares e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A Comsaúde é uma organização não governamental criada no município em 1969, é parceira fundamental da Associação BRASA e atua junto aos trabalhadores do campo, por meio de serviços como a EFA. Em 1986, a ONG participou da criação do CTA – Centro de Tecnologias Alternativas, um núcleo para atuar na formação dos agricultores familiares. Em parceria com outras entidades, igreja e iniciativa pública, adquiriu uma propriedade rural e construiu a estrutura física do Centro de Formação dos Agricultores.
O projeto do CTA durou sete anos e desenvolveu várias atividades com os agricultores familiares. Apesar da boa aceitação dos agricultores, a equipe avaliou que o êxodo rural continuava aumentando, devido principalmente, à necessidade de educar seus filhos. Os poderes governamentais atendiam à população rural, somente na 1ª fase do Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries iniciais.
Em um seminário no Espírito Santo, membros da Comsaúde conheceram o modelo das Escolas Família Agrícola. Nasce então, a idéia de criar uma EFA, aproveitando a estrutura do CTA, agora com objetivo de possibilitar a formação dos filhos dos camponeses, que repassariam aos pais e à comunidade local os conhecimentos adquiridos
Em 1993 iniciou-se a discussão envolvendo as comunidades rurais, o poder público e entidades ligadas ao campo, com objetivo de implantar a Escola Família Agrícola no município de Porto Nacional-TO.
Foi realizado um trabalho de base com os agricultores, que resultou na matrícula de 30 estudantes, da primeira turma de 5ª série. Em seguida o poder público foi acionado, firmando convênios para os salários dos profissionais e para manutenção da escola. A equipe de monitores recebeu curso de formação no Espírito Santo para conhecer melhor o modelo proposto – A pedagogia da Alternância.
A Pedagogia da Alternância, é um modelo no qual o aluno, em regime de semi-internato, permanece uma semana na escola, com atividades escolares, agrícolas e desportivas nos três turnos. Na semana seguinte o estudante volta para casa, onde pode ajudar a família nas atividades da propriedade rural. Desta forma e escola tenta combater o êxodo rural e valorizar a cultura camponesa.
A Escola iniciou suas atividades em 31 de janeiro de 1994, com uma turma de trinta estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e foi aumentando gradativamente uma turma a cada ano.
Em 1996 foi criada a Associação de Apoio à Escola, em 1999 iniciou-se o Ensino Médio Básico, em 2003 a Educação Profissional com o Curso Técnico em Agropecuária e, em 2009 o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária.
Em 31 de janeiro de 1994, há exatos 28 anos, brotava em meio ao cerrado, um verdadeiro oásis para a juventude camponesa: a EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. A EFA é mais uma iniciativa da COMSAUDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, entidade que há meio século, dissemina sonho e esperança para as populações menos favorecidas.
Uma infinita salva de Palmas a equipe da EFA que conduz a escola construindo essa bela história.
Texto extraído de https://comsaude-to.com.br/index.php/servicos/escola-familia-agricola