O portal internacional de notícias Huffington post Brasil veiculou nessa manhã (25) uma notícia sobre o projeto da BRASA, Vozes Femininas. Viabilizada com o financiamento da Rehabilitation International, a iniciativa busca empoderar a mulher com deficiência, especialmente em condição de vulnerabilidade social, a partir da criação de coletivos e de oito encontros presenciais.

A ideia principal desses eventos, é promover o debate entre mulheres com deficiência, criando uma rede de lideranças compartilhamento de informações para aquelas que não sabem os seus direitos e como reivindicá-los. Entre os temas dos encontros estão: autoestima, direitos sexuais e reprodutivos, educação e trabalho, política de saúde, reabilitação e vida independente.

A matéria do portal fala sobre o início do VF e da maneira como a idealizadora e porta-voz, Ana Rita de Paula começa seu ativismo pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil no início dos anos 90.

“As mulheres com deficiência têm um mundo de questões que vão desde a autoestima até a dificuldade de participar do mundo do trabalho e se formar. Infelizmente nenhum movimento de pessoas com deficiência e nem o movimento feminista dão espaço suficiente para essas questões” – relato publicado no Huffpost.

A notícia contém outros relatos puros e sensíveis, sobre como é ser uma mulher com deficiência em diversos contextos sócio-econômicos, num país com 25 milhões de mulheres na mesma situação de invisibilidade.

Em uma fase posterior, o Vozes Femininas também busca capacitar essas mulheres através de materiais e cursos, por meio de uma plataforma de educação à distancia.

Acompanhe e agenda do projeto e saiba como participar.