A Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA (Universidade Regional do Cariri) em parceria com a Rede Unida realizou o V Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (FONDIPIS), entre 1º e 4 de fevereiro de 2022, em Crato, CE.
O FONDIPIS se propõe a reunir usuários/as do SUS, estudantes, profissionais da área da saúde e organizações da sociedade civil, para debater propostas assistenciais efetivas no âmbito do SUS de forma interprofissional. Além disso, busca promover espaços que possibilitem a discussão acerca dos desafios e perspectivas relacionados ao fortalecimento do SUS, no intuito de estimular uma visão crítica e reflexiva sobre a temática abordada.
Desta maneira, este evento surge com uma proposta dialógica aprofundada, visando incentivar o relato de vivências e/ou pesquisas dos/as profissionais e acadêmicos/as dos cursos de graduação, buscando fortalecer a interação acadêmica entre a população universitária da região e conseguindo estreitar de forma mais eficiente o vínculo com a comunidade, na perspectiva de torna-lá protagonista nos eventos de saúde pública.
Ressalta-se, assim, a importância da interprofissionalidade na assistência em saúde tendo em vista que o/a usuário/a em seu território precisa ser visto de forma integral e um do caminhos é este, favorecer a efetivação do cuidado em saúde através da educação permanente dos atuais e futuros/as profissionais da área da saúde e afins.
Dia mundial da Hanseníase: Educação que se transforma em saúde e solidariedade
O FONDIPIS começou o dia 1º de fevereiro com uma roda de conversa na Casa de Saúde da Santa Quitéria, em uma comunidade rural do Crato, que reuniu lideranças locais, artesãos e artesãs, expressões artísticas e de outras formas culturais, para apresentar a riqueza do território, suas dinâmicas e demandas tendo como centro a saúde, e a saúde como componente da pluralidade de fatos, expressões, sentimentos e eventos da vida.
Na mesa de abertura oficial do evento, realizado no auditório da URCA, estiveram presentes gestores de saúde locais, secretarias, professores e residentes de medicina, além do professor Ricardo Ceccim, do Stefano Simoni (BRASA) e da Lorrainy Solano, representante da Rede Unida e da Rede Precisa de Mossoró.
Entre as atividades do dia 03/02, foi proposta uma OFICINA COM GESTORES PARA FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, cuja PERGUNTA NORTEADORA foi: “COMO RESGATAR A ESSÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE da FAMÍLIA FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS: DETERMINANTES SOCIAIS E PANDEMIA”, com o objetivo de fortalecer a Estratégia Saúde da Família/Vigilância em saúde.
No dia 04/02 houve um diálogo com convidados sobre hanseníase, com a presença do Stefano Simoni da BRASA, do Faustino Pinto vice-coordenador nacional do Morhan, e também natural do Cariri (Juazeiro do Norte), da Edilma da Rede-Hans, do prof. Ricardo Ceccim, e da Secretaria Municipal de Saúde sobre hanseníase, foi apresentado o projeto Hanseníase em Rede de Interfaces, que está sendo executado em Mossoró/RN, cidade que possui um extenso diálogo sobre práticas de saúde com o território do Cariri.
BRASA é homenageada em evento do Morhan em Marituba/PA