A Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA (Universidade Regional do Cariri) em parceria com a Rede Unida realizou o V Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (FONDIPIS), entre 1º e 4 de fevereiro de 2022, em Crato, CE.

O FONDIPIS se propõe a reunir usuários/as do SUS, estudantes, profissionais da área da saúde e organizações da sociedade civil, para debater propostas assistenciais efetivas no âmbito do SUS de forma interprofissional. Além disso, busca promover espaços que possibilitem a discussão acerca dos desafios e perspectivas relacionados ao fortalecimento do SUS, no intuito de estimular uma visão crítica e reflexiva sobre a temática abordada.

seis pessoas, diversos amigos da brasa e fundadores da radio carrapato, estão na rádio

Desta maneira, este evento surge com uma proposta dialógica aprofundada, visando incentivar o relato de vivências e/ou pesquisas dos/as profissionais e acadêmicos/as dos cursos de graduação, buscando fortalecer a interação acadêmica entre a população universitária da região e conseguindo estreitar de forma mais eficiente o vínculo com a comunidade, na perspectiva de torna-lá protagonista nos eventos de saúde pública.

Ressalta-se, assim, a importância da interprofissionalidade na assistência em saúde tendo em vista que o/a usuário/a em seu território precisa ser visto de forma integral e um do caminhos é este, favorecer a efetivação do cuidado em saúde através da educação permanente dos atuais e futuros/as profissionais da área da saúde e afins.

Dia mundial da Hanseníase: Educação que se transforma em saúde e solidariedade

O FONDIPIS começou o dia 1º de fevereiro com uma roda de conversa na Casa de Saúde da Santa Quitéria, em uma comunidade rural do Crato, que reuniu lideranças locais, artesãos e artesãs, expressões artísticas e de outras formas culturais, para apresentar a riqueza do território, suas dinâmicas e demandas tendo como centro a saúde, e a saúde como componente da pluralidade de fatos, expressões, sentimentos e eventos da vida.

Na mesa de abertura oficial do evento, realizado no auditório da URCA, estiveram presentes gestores de saúde locais, secretarias, professores e residentes de medicina, além do professor Ricardo Ceccim, do Stefano Simoni (BRASA) e da Lorrainy Solano, representante da Rede Unida e da Rede Precisa de Mossoró.

Entre as atividades do dia 03/02, foi proposta uma OFICINA COM GESTORES PARA FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, cuja PERGUNTA NORTEADORA foi: “COMO RESGATAR A ESSÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE da FAMÍLIA FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS: DETERMINANTES SOCIAIS E PANDEMIA”, com o objetivo de fortalecer a Estratégia Saúde da Família/Vigilância em saúde.

Stefano ao lado do slide com o logo do projeto hanseníase em redes, é um homem de pele branca e sem cabelos

No dia 04/02 houve um diálogo com convidados sobre hanseníase, com a presença do Stefano Simoni da BRASA, do Faustino Pinto vice-coordenador nacional do Morhan, e também natural do Cariri (Juazeiro do Norte), da Edilma da Rede-Hans, do prof. Ricardo Ceccim, e da Secretaria Municipal de Saúde sobre hanseníase, foi apresentado o projeto Hanseníase em Rede de Interfaces, que está sendo executado em Mossoró/RN, cidade que possui um extenso diálogo sobre práticas de saúde com o território do Cariri.

BRASA é homenageada em evento do Morhan em Marituba/PA

 

mulher mostra fuxicos feitos em frente de outras duas mulheres na barraca de artesanato

 

parte externa do centro cultural em que aconteceu uma das rodas de conversa da programação

placa ao ar livre ao lado da roda de conversa integrada na programação do forum

três crianças de pé fazendo fala em evento na área externa