O Festival da Cooperação Internacional, que acontecerá dia 7 a 13 de Outubro, realizará uma coletiva de imprensa em Roma para divulgar o evento e seus objetivos.
Os Participantes da coletiva serão:
Antonio Lissoni, presidente nacional da AIFO. Giampiero Griffo, presidente nacional do RIDS. Francesco Colizzi, coordenador do Festival. Valentina Palmisano, vice coordenadora.
O Festival de Cooperação Internacional de 2019 se desenvolve em três eixos temáticos principais – o valor absoluto da pessoa humana, o aumento da solidariedade como dimensão fundamental das comunidades humanas, a capacidade inclusiva de um desenvolvimento que não ninguém fora ou volta.
Como sempre, o guia principal dos temas do Festival será a Agenda 2030 da ONU: os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a agenda de eventos do festival já está pronta:
7 de Outubro: Noite de concertos com experiências de cooperações femininas depois, palestras com iniciativas dedicadas à educação para a cidadania global em escolas de Ostuni e Taranto, Também serão desenvolvidos em outras cidades, estudos aprofundados dedicados a: migração, saúde mental, inclusão social de pessoas com deficiência, financiamento ético, alimentação e agricultura sustentáveis, com convidados de prestígio e experiências de campo.
O Festival propõe também a apresentação de livros, exposições fotográficas e interativas, shows, participou do seminário “Educação para a cidadania global, cidadania e constituição: o cooperação educacional entre escolas e sociedade civil” com créditos de treinamento para professores patrocinados da Universidade de Salento em 10 de outubro e o curso de treinamento com créditos do CME “A saúde de migrantes e refugiados” em 11 de outubro, ambos em Ostuni.
Objetivos específicos do festival incluem:
1) Oferecer ONGs, organizações do terceiro setor, associações da sociedade civil, instituições locais, nacional e internacional, e no mundo dos negócios a chance de se encontrar para construir alianças, redes de projetos, relações de colaboração com antigos e novos doadores.
2) Promover uma nomeação anual para aumentar a conscientização sobre projetos e boas práticas testados pelos atores nacionais da cooperação (AICS – Ministério da Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional), internacional (União Europeia, agências ONU) e local (cooperação da autoridade local), através da qual os ideais de paz são difundidos, igualdade, justiça social e fraternidade.
3) Sensibilizar as organizações da sociedade civil e as realidades territoriais para a cidadania global, promover o conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dimensões diferentes (da luta contra a pobreza à luta contra a mudança climática e todos as formas de desigualdade, do compromisso com a inovação, o emprego e a educação qualidade à proteção ambiental), para que sua implementação se torne uma prioridade nível nacional e local.
4) Oferecer uma oportunidade de treinamento e crescimento cultural e profissional aos jovens, para voluntários, ao mundo da escola e ao mundo acadêmico em questões de cooperação educação, educação para a paz, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e em particular no respeito pelos direitos humanos e pelos direitos das pessoas com deficiência.
O 3º Festival Nacional de Cooperação Internacional é uma iniciativa promovida pela:
– AIFO (Associação Italiana de Amigos de Raoul Follereau)
– RIDS (Rede Italiana de Deficiência e Desenvolvimento) em parceria com: – região da Puglia, municípios de Ostuni, Brindisi, Cisternino, Ceglie Messapica, Lecce, Gioia del Colle, Francavilla Fontana, ASL BR A RIDS (Rede Italiana de Deficiência e Desenvolvimento) é composta pelo ONLUS a seguir do terceiro setor: AIFO, DPI EducAid, FISH.