Com início da programação marcado para o dia 07 junho, o Seminário “Comsaúde há 50 anos, construindo um mundo melhor” é a primeira das atividades que serão desenvolvidas durante os três dias de comemoração dos 50 anos da instituição, que tem se consolidado com apoio de entidades nacionais e internacionais, entre elas a BRASA e AIFO, por meio de convênios e doações, além claro, do empenho dos agentes promotores sociais e da comunidade atendida.

BRASA e AIFO estarão representadas nas comemorações pelo Coordenador Geral da BRASA, Stefano Simoni.

Mesmo obtendo destaque pela promoção cultural frequente no Caetanato, a Comsaúde não limita suas atividades à essa área. No meio século que se completa no dia 10 de junho, ela se tornou reconhecida pelo trabalho na Escola Família Agrícola de Porto Nacional que atende em média 250 estudantes por ano e no Centro das Crianças Drª. Heloísa Lotufo Manzano que oferece cuidado à crianças, adolescentes e jovens em risco social.

Na saúde, conduz o Hospital Padre Luso, em Palmas, e o Centro de Saúde Dr. Eduardo Manzano, em Porto Nacional, que oferecem serviços de atendimento, cirurgias ambulatoriais e exames auxiliares em diagnóstico com tratamento de forma gratuita ou via convênios. Se ocupa também do Serviço de Atendimento Especializado – SAE, com foco no tratamento de Hanseníase e DST’s e do Centro de Educação e Recuperação Infantil (Ceri) que atua no combate à desnutrição e atende crianças de 6 meses a 6 anos.

Além dos serviços prestados, ainda possui o Grupo de Meio Ambiente, Cabaça Cultural, Grupo de Consciência Negra do Tocantins (Gruconto), GT de Economia Solidária e o Grupo de Fitoterapia e Alimentação Saudável (FAS). Entre projetos, ações e lutas, é o conjunto dessas operações que justifica o orgulho em completar mais um ciclo na história da Comsaúde.

Veja a matéria completa no site da Gazeta do Cerrado