Junto a organizações em mais de 20 países da América Latina, Africa e Ásia, a BRASA entra na campanha mundial pelo Dia da Hanseníase, que em 2020 será exatamente no dia 26 de Janeiro (último Domingo de Janeiro).
O Janeiro roxo é o mês destinado a ações para informar a população e aos agentes de saúde, auxiliando-os no combate ao estigma da hanseníase, enfermidade que com o passar dos séculos enfrentou mitos, preconceitos e isolamento dos pacientes como principal forma de tratamento.
Os pilares da Estratégia Mundial da Hanseníase de 2016-2020 se baseiam no fortalecimento do controle com coordenação e parceria do governo; Combater a hanseníase e suas complicações; Acabar com a discriminação e promover a inclusão das pessoas acometidas pela hanseníase.
É importante lembrar que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento recomendado pela Organização Mundial da saúde de forma inteiramente gratuita e um dos maiores desafios da doença é o seu diagnóstico. Veja aqui os principais sintomas da hanseníase.