Há seis anos a BRASA colabora de maneira concreta para a organização de eventos do Janeiro Roxo em parceria com o Movimento de reintegração de pessoas atingidas pela hanseníase (Morhan) de Marituba no Pará.
Além do contato com o núcleo Marituba-Pará, a Associação BRASA se reúne em apoio direto do Morhan Nacional para a capacitação e outras divulgações de conhecimentos sobre a hanseníase em seus projetos ao longo do ano.
Clique para conhecer mais sobre os projetos contra a hanseníase
A proposta deste ano foi dar continuidade a campanha de mobilização e conscientização nacional, “Não se esqueça da Hanseníase”, para contar com o apoio de parcerias já consolidadas com a sociedade civil e o Ministério da saúde. Além disso, oportunizar a ampliação de novas parcerias, a partir do comprometimento de autoridades para promover a prevenção, tratamento e o fim do preconceito.
“O Foco é levar informação sobre diagnóstico, cura, tratamento, sinais, sintomas, prevenção e se for o caso reabilitação”, explica Edimilson Picanço que está na Coordenação do Morhan Pará e na campanha do Janeiro Roxo do município de Marituba, do Estado do Pará e no Morhan do núcleo de Marituba.
Uma das ações realizadas foi o DIA H, na Praça da Matriz, no último sábado (21) em que vários serviços de saúde foram oferecidos a população, como consultas dermatológicas, odontológicas e até mesmo. “O Foco não somente a hanseníase, mas a atenção básica de saúde do SUS”, conclui.
Foram feitas panfletagem nas unidades básicas de saúde e em outros pontos estratégicos do município como o Mercado Municipal de Marituba.
Em 2023 a campanha foi desenvolvida com grande importância diante do contexto de incertezas e preocupações que foi o da pandemia, especialmente para as pessoas mais vulneráveis socialmente, entre elas as pessoas acometidas pela hanseníase.
Fotos: Edimilson Picanço