Hand Talk: negócio combina inovação tecnológica com impacto social para proporcionar acessibilidade digital a milhões de surdos.

Liderada pelo Hugo, um simpático intérprete 3D, a Hand Talk faz tradução automática de texto e vídeo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), levando inclusão para milhões de brasileiros.

Trazido para o mundo virtual, esse problema ganha um contorno preocupante: a falta de acessibilidade digital em Libras faz com que a internet esteja praticamente offline para uma parcela significativa da população, que não consegue consumir qualquer tipo de conteúdo ou comprar online. Apesar de ser obrigatória por lei desde janeiro de 2016, quando a Lei Brasileira de Inclusão entrou em vigor, a acessibilidade digital ainda está longe de ser uma realidade no país. Apenas 2% dos sites brasileiros estão acessíveis.

Diante desse contexto, a Hand Talk disponibiliza para as organizações o seu Tradutor de Sites, uma ferramenta prática que resolve o problema com o simples clique de um botão. Após a ativação da janela de acessibilidade do Tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, o carismático intérprete virtual da Hand Talk, que faz a tradução dos textos e vídeos para a língua de sinais. Os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos. 

 

O Movimento Amigo do Surdo

Com a intenção de aproximar ainda mais a comunidade surda das organizações acessíveis, a Hand Talk lançou o Movimento Amigo do Surdo, que reúne e categoriza todos os sites acessíveis em Libras com a ferramenta em um único buscador. Acessando o Portal Amigo do Surdo, é possível encontrar páginas de todos os tipos, desde serviços e educação até shoppings, restaurantes e e-commerces – todos acessíveis em Libras. 

Todos esses sites também têm à disposição o selo Site Amigo do Surdo, que pode ser exibido no rodapé ou no topo da página, facilitando a identificação e o acesso ao Tradutor de Sites pelos surdos, que são bastante visuais. Com essas iniciativas, o Movimento Amigo do Surdo oferece mais facilidade para a comunidade surda e cria uma vitrine segmentada para as organizações acessíveis.