A Rede Nossa São Paulo divulgou dados anuais coletados pelos 96 distritos de São Paulo, a BRASA estava presente no evento que aconteceu no SESC Bom Retiro.
O Mapa da desigualdade justamente como o nome descreve, mapeia 53 indicadores de desigualdade social pela cidade de São Paulo. Os dados são comparados através do índice chamado de “desigualtômetro”, que demonstra pontos destoantes entre a melhor e a pior região para cada um dos indicadores.
A pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo divide as informações em 10 áreas: População, Meio Ambiente, Segurança viária, Direitos Humanos, Habitação, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Trabalho e Renda.
Este mapa evidencia, de maneira clara como a capital paulistana é uma cidade que abrange muitos extremos sociais. E no ano de 2019 podemos perceber como o aumento da população brasileira que se encontra em situação de miséria se evidencia na nossa cidade e no mundo.
O resultado do trabalho da Rede Nossa é poderoso, pois pode ser usado como uma importante ferramenta para analisarmos os pontos de carência do poder público e do trabalho social. E refletir de onde devemos iniciar e de quais atitudes cobrar das nossas secretarias e prefeituras.
Além de São Paulo, o MPD compara as realidades da América Latina, Caribe e também as mudanças sociais do mundo. Vemos que a riqueza acumulada de 1% dos mais ricos do mundo equivale a riqueza acumulada de 99% dos mais pobres.