A informação é a melhor maneira de se combater o preconceito e a discriminação. Com esse objetivo que o Ministério da Saúde atualiza e divulga novos materiais para enfrentar a falta de conhecimento na hanseníase.
A hanseníase ainda é uma doença muito comum no Brasil e apesar de ser negligenciada e pouco debatida, tem cura gratuita oferecida pelo Sistema único de Saúde, os materiais abaixo aprofundam nos sintomas e nas melhores maneiras de se cuidar durante o tratamento.
Material completo com formulários de auto cuidado que abordam os diversos temas da hanseníase, desde o diagnóstico ao tratamento e ao enfrentamento do preconceito. A cartilha é ilustrada e traz experiências vivenciadas por pacientes e usuários do sus que passaram pelo processo, o que nos aproxima dessas histórias e promove a identificação.
O título já evidencia que o material aprofunda na questão do estigma e a descriminação na doença de maneira simplificada e educativa.
Material mais aprofundado do álbum, com detalhamentos a respeito do direito do paciente no serviço de saúde.
Um documento com informações sobre os novos casos de hanseníase nas regiões, cidades e estados brasileiros nos períodos de 2010 a 2019 com preliminares de 2020, além de subsídios para a tomada de decisão e a programação das ações em saúde pública.